A arte do rabisco

michael-harman

Os doodles podem ajudar as pessoas a manter o foco em atividades cotidianas, como em aulas, ligações telefônicas, palestras. Eles aqueles famosos riscos e rabiscos que fazemos no canto da folha, podem ser apenas formas  geométricas ou até ter formas de personagens, pessoas, animais. Um amontoado de ideias.

Captura de Tela 2014-10-27 às 17.34.15

Estudos realizados apontam que esses desenhos podem, e muitas vezes, ajudam você a se recordar de coisas que foram escutadas, aprendidas ou apenas vividas. Um exemplo é o Professor Jesse Prinz, que rabisca rostos de pessoas enquanto assiste a palestras ou conferências. Ele diz que quando volta a ver os desenhos, é capaz de reconstruir o que foi escutado durante as palestras. “É como um viajante que esquece coisas sobre a viagem mas quando olha as fotos ou cartões postais, as memórias que ele não recordava vem a tona”.

A estudante de medicina, Michiko Maruyama também é adepta aos doodles. Durante as aulas ela costuma anotar palavras chaves e no momento que estuda a matéria dada desenha imagens relacionadas as matérias.

“Alguns pesquisadores suspeitam que rabiscar pode ajudar o cérebro a permanecer ativo, envolvendo suas “redes padrões”. Pessoas que foram incentivadas a rabiscar enquanto ouvem a leitura de uma lista de nomes foram capazes de lembrar 29% a mais do que em um teste surpresa, realizado mais tarde, de acordo com um estudo de 2009 em Applied Cognitive Psychology”.

Captura de Tela 2014-10-27 às 17.33.41
Os doodles de Michiko Maruyama, estudante de medicina.

Porém algumas pesquisas afirmam que os doodles tem um efeito negativo em relação a algumas atividades, principalmente ás ligadas a visão, como tentar lembrar de um determinado grupo de imagens.

Com seus lados positivos ou negativos, quase todo mundo já deu fez um doodle em algum momento da vida, e vamos combinar, que tem desenhos incríveis. Usado propositadamente ou não, os doodles são capazes de liberar ideias presas e até sentimentos, nunca compartilhados, de maneira criativa e inusitada.

Você pode achar muitos desenhos como estes, digitando apenas “doodle” no Google. Você se surpreenderá.

 

Leave a Reply