Entenda como realizar a divulgação e a publicidade na área de saúde

Manter em funcionamento uma instituição de saúde é um desafio para muitos médicos e administradores, pois se trata de algo dispendioso e complexo. Diferentemente de outras empresas, que podem usar o marketing apenas para se promoverem, a divulgação e a publicidade na área de saúde obedecem normas e regras específicas.

Por esse motivo, é fundamental investir em estratégias que atraiam mais pacientes e melhore o clima organizacional da instituição. Isso permite a manutenção da própria saúde financeira, potencializando os resultados. Entretanto, é preciso entender como esse processo pode ser feito sem ferir a ética médica.

Continue a leitura entenda como realizar a divulgação e a publicidade na área de saúde.

Conheça as limitações legais da publicidade na área de saúde

A Medicina não pode ser comparada ao comércio, pois se trata de uma prestação de serviço cujo foco é a saúde do ser humano. Sendo assim, em saúde, a divulgação e a publicidade devem ser baseadas em três pilares: discrição, verdade e privacidade. Suas ações jamais devem ser direcionadas à busca do lucro.

O Conselho Federal de Medicina disponibilizou um documento oficial que dá todas as diretrizes necessárias: o Manual de Ética para Publicidade Médica.

Estude bem o seu público-alvo antes de realizar as ações

Outro ponto importante no que diz respeito à divulgação e a publicidade na área de saúde é o conhecimento em relação ao público-alvo. Sua instituição precisa conhecer bem o perfil dos pacientes, para estabelecer uma relação de confiança por meio de uma comunicação sempre clara, objetiva e empática.

Realize pesquisas e entrevistas com os pacientes para saber quais são as características, gostos e comportamentos que eles têm em comum.

Fortaleça o seu branding para criar autoridade

As mídias digitais trouxeram uma nova perspectiva para a área da saúde. Tanto os pacientes quanto os profissionais que trabalham na sua instituição buscam por experiências, sempre associando as marcas com adjetivos como confiabilidade, bem-estar, inovação e outros. Esse é o motivo que a leva a investir em branding.

Por isso, é importante que a sua instituição coloque em prática, ações que reforcem os seus objetivos, fortalecendo a própria marca por meio da transmissão de valores.

Defina como pretende atrair e fidelizar o público

Existem muitas maneiras de se realizar divulgação e publicidade na área de saúde. Ela depende, primeiramente, do público que se deseja impactar — o interno ou o externo. Com base nessa resposta, você pode estudar soluções como e-mail marketing, redes sociais, branding, aplicativo próprio, conteúdo e eventos.

A escolha dessas e de outras soluções, precisa estar atrelada à estratégia de sua instituição, reforçando as próprias missões e os valores.

Procure parceiros especializados para a sua estratégia

Além da questão da ética, a divulgação e a publicidade na área de saúde precisam seguir regras que otimizam suas ações. Para isso, é fundamental que a sua instituição procure parceiros especializados para a estratégia definida. Somente quem tem experiência no segmento pode realizar um trabalho seguro, confiável e que traga o retorno esperado.

Trabalhar com um parceiro especializado aumenta bastante as suas chances de sucesso, sem desrespeitar as limitações e regras da publicidade no segmento.

As ações de divulgação e publicidade na área de saúde precisam ser feitas com base em planejamento e conhecimento, maximizando o potencial delas — dentro dos limites conhecidos. Dessa forma, será possível fortalecer a relação de confiança com todos os públicos — profissionais e pacientes.

Como esses processos são feitos hoje na sua instituição de saúde? Deixe o seu comentário no post.

Leave a Reply