O vídeo marketing é a maior tendência do conteúdo digital atualmente?

Vídeo marketing tendência

Nos tempos em que vivemos, praticidade é uma das principais demandas. As pessoas querem ter acesso às informações valiosas rapidamente e aprender sobre assuntos complexos sem perder muito tempo ou se esforçar demais. Por essas e outras, o vídeo marketing tem feito tanto sucesso atualmente.

Esse método já está sendo utilizado para divulgar as marcas e apresentar melhor os produtos como uma forma criativa e inovadora de passar as mensagens necessárias.

Se quiser saber mais sobre o potencial dessa forma de comunicação com clientes, continue a leitura deste artigo.

O que é vídeo marketing?

O vídeo marketing consiste em uma estratégia da atração e retenção de clientes em formato audiovisual. Ou seja, é uma forma de abordar o marketing utilizando imagens em movimento.

O vídeo é, definitivamente, o formato favorito dos que utilizam a internet. Isso acontece porque ele oferece praticidade, dinamismo, mais pessoalidade e maior interatividade. É muito mais fácil, por exemplo, explicar um assunto difícil com informações audiovisuais, tanto para o produtor quanto para o espectador. É um tipo de conteúdo que permite uma humanização maior na transmissão da mensagem também.

Por ser o formato favorito das pessoas, é fácil de ser compartilhado em massa, ou na própria linguagem da internet, viralizar. Como demanda menos capacidade de concentração e requer menos esforço, acaba sendo também menos cansativo de acompanhar, mais rápido para processar e tem um maior poder de persuasão, no geral.

Existem teorias que afirmam que esse formato consegue atrair mais atenção dos ouvintes, por conta da utilização de dois sentidos ao mesmo tempo no momento do consumo. Isso tudo corrobora para o sucesso dessa estratégia e é muito bom para as empresas que desejam apresentar sua marca e seus produtos.

Alguns números

Segundo uma pesquisa da Wyzowl, 79% das pessoas preferem ver um vídeo sobre um produto do que ler sobre ele. Ainda de acordo com ela, 83% dos empresários já estão convencidos do potencial desse tipo de mídia para melhorar o retorno sobre investimento e 82% já reconhecem que é uma parte importante de uma estratégia de marketing.

De acordo com a pesquisa da Wordstream, os usuários retêm 95% das informações em vídeo e apenas 10% em textos.

Quais as formas de utilização?

A grande vantagem das imagens em movimento para uma estratégia de atração e retenção de clientes é a versatilidade: podem ser usadas para diferentes fins e alcançá-los com a mesma eficácia.

Elas podem ser utilizados em campanhas publicitárias para promoção de um produto, por exemplo. Assim como podem ser aplicadas para transmissão de dicas rápidas sobre um assunto ou tutoriais explicativos.

O vídeo marketing também já está sendo usado para cursos, estudos de caso de implantações bem-sucedidas de um produto, entrevistas e transmissões ao vivo. Seja em durações menores ou maiores, esse tipo de conteúdo consegue oferecer uma adesão interessante e bastante engajamento.

Quais as perspectivas?

Grandes empresas já estão planejando estratégias para explorar ainda mais o potencial do audiovisual e investir nesse tipo de mídia como forma de marketing. Com o sucesso de plataformas como o YouTube, qualquer pessoa tem o poder e a facilidade de gerar conteúdo engajante que consiga tocar as pessoas de alguma maneira e instigá-las à ação.

Dentre as formas citadas, as transmissões ao vivo estão ganhando ainda mais adesão nos últimos anos. Justamente por satisfazer o imediatismo e permitir formas mais simples e pessoais de transmitir a informação. É uma tendência e uma das abordagens com maior potencial para o futuro.

Como vimos nesses tópicos, o vídeo marketing é uma das maneiras mais efetivas de buscar atração e retenção de clientes em nossos tempos. Acoplar essa abordagem a uma estratégia de conteúdo ajuda na educação do público, uma vez que eles retêm mais e aprendem de forma mais rápida e ágil. Além disso, ele contribui para a memorização da marca, otimizando a capacidade de divulgação.

Se você gostou deste artigo sobre vídeo marketing, confira outro post no qual mostramos se vale a pena investir em produção audiovisual.

Este artigo mostra mais de 100 estatísticas de vídeo marketing que você precisa conhecer em 2020: https://www.avasam.com/100-video-marketing-stats-you-need-to-know-in-2020/

Este artigo mostra mais de 50 estatísticas de marketing visual que você precisa saber em 2021: https://www.websiteplanet.com/blog/visual-content-marketing-statistics/

Leave a Reply