Sabe a diferença entre Branding e Design?

Se focarmos na relação entre o Branding e Design Gráfico logo vêm à cabeça dos profissionais e do público em geral a criação de identidades visuais corporativas e embalagens. Mas será que os conceitos de branding podem auxiliar o designer gráfico em outros tipos de projeto?

A criação de um branding é um processo completo. Isso porque não é criado apenas o conceito e o nome, como também a forma e a linguagem dominante no mercado. E diretamente associado a isso, é necessário possuir uma expressão visual destas informações. É aí que entra o design, que vai dar cor, tamanho e forma para os conceitos definidos pelo branding. Por serem utilizados em conjunto, na maioria dos casos, as pessoas acabam confundindo os significados e como cada um é aplicado dentro da estratégia e do conceito da marca.

Branding é o desenvolvimento de uma marca, trabalhando não apenas em seu conceito interno, mas também a opinião do consumidor sobre ela. O processo geralmente é essencial para proporcionar a integridade da missão, visão e valores da marca em todos os campos. Seja na loja online ou no ponto de venda, por exemplo.

O profissional que atua na área de design trabalha para conferir uma forma funcional e física para uma ideia que lhe foi apresentada. Em marketing, por exemplo, o design nada mais é do que o desenvolvimento de layouts, logotipos, diagramação, fotos de divulgação, entre outras maneiras de expressar a identidade da companhia.

Para resumir, é preciso ter em mente que um profissional de design não deve desenvolver sozinho uma marca. Da mesma maneira que o profissional de branding necessita do suporte de um criativo para tornar o conceito uma realidade.
Fonte: Printi

Leave a Reply