Site icon

A verdadeira capital do Brasil…

Saudações limonescas a vocês!Aqui, na Limão Cravo, a semana começa com a cabeça na 2ª maior metrópole do Brasil, principal destino turistico no Hemisfério Sul, retrato positivo ou negativo do país, conhecida pelo Pão de açúcar, Ipanema, Maracanã, por Copacabana com seu reveillon, sua calçada, a Guanabara, a Bossa da Nara, e por que não a capital do Brasil?
Não acho que a gente teve sorte depois que mandaram para Brasília a capital. Porque Brasilia?
Ah tá, está lá escondidinha. Não! É bom aprender não é?Ótimo, não deu certo, então volta pro Rio, cartão postal, sede das maiores empresas brasileiras (a Petrobrás e a Vale) e das mais importantes empresas de mídia e comunicação do país.
     Tá legal, tudo que a gente mais gosta não é nacional, o futebol é inglês, a cerveja é alemã, o carnaval nasceu na Grécia e o samba tem raízes africanas.
Mas o Rio, é o cartão postal. São Paulo é outra conversa, é mais cinza, tem aquela mistureba de culturas e povos, os alemãs, os japoneses, os italianos, é mais `all together now´, não tem o folclore que a gente vê na cidade maravilhosa.
     Os cariocas passam assobiando pelo Corcovado, e a gente passa babando, maravilhado. É o berço de Noel Rosa, Ary Barroso, Cartola, Luiz Gonzaga. Na literatura já inspirou Machado de Assis, Olavo Bilac, Lispector. Além das tendências vanguardistas na sua arquitetura. E o Festival Internacional de Cinema, o Fashion Rio, o Anima Mundi, o Rock in Rio.
     E não é nada contra a cidade banhada pelo Lago Paranoá e projetada por Lúcio Costa. É simplesmente porque eu acho o Rio a cara do Brasil.O Rio de Janeiro é mais brasileiro do que o Pelé!