A verdadeira capital do Brasil…

Saudações limonescas a vocês!Aqui, na Limão Cravo, a semana começa com a cabeça na 2ª maior metrópole do Brasil, principal destino turistico no Hemisfério Sul, retrato positivo ou negativo do país, conhecida pelo Pão de açúcar, Ipanema, Maracanã, por Copacabana com seu reveillon, sua calçada, a Guanabara, a Bossa da Nara, e por que não a capital do Brasil?

Não acho que a gente teve sorte depois que mandaram para Brasília a capital. Porque Brasilia?
Ah tá, está lá escondidinha. Não! É bom aprender não é?Ótimo, não deu certo, então volta pro Rio, cartão postal, sede das maiores empresas brasileiras (a Petrobrás e a Vale) e das mais importantes empresas de mídia e comunicação do país.

     Tá legal, tudo que a gente mais gosta não é nacional, o futebol é inglês, a cerveja é alemã, o carnaval nasceu na Grécia e o samba tem raízes africanas.
Mas o Rio, é o cartão postal. São Paulo é outra conversa, é mais cinza, tem aquela mistureba de culturas e povos, os alemãs, os japoneses, os italianos, é mais `all together now´, não tem o folclore que a gente vê na cidade maravilhosa.
     Os cariocas passam assobiando pelo Corcovado, e a gente passa babando, maravilhado. É o berço de Noel Rosa, Ary Barroso, Cartola, Luiz Gonzaga. Na literatura já inspirou Machado de Assis, Olavo Bilac, Lispector. Além das tendências vanguardistas na sua arquitetura. E o Festival Internacional de Cinema, o Fashion Rio, o Anima Mundi, o Rock in Rio.
     E não é nada contra a cidade banhada pelo Lago Paranoá e projetada por Lúcio Costa. É simplesmente porque eu acho o Rio a cara do Brasil.O Rio de Janeiro é mais brasileiro do que o Pelé!

6 Replies to “A verdadeira capital do Brasil…”

  1. Sabe que mesmo não sendo das mais fãs do Rio, e eu acredito que seja simplesmente pelo contexto em que conheci e não culpa da cidade, eu realmente que o Rio te tdo haver com Brasil ,,, o calor, o mar, as pessoas e tdo o resto que fazem desta realmente a cidade Maravilhosa e a Capital do Brasil

  2. Berço de Luiz gonzaga???

    amigo, ele nasceu em Exu-PE

    pode ter ficado famoso no Rio… mas Berço remete mais ao local de nascimento n?

  3. Romulo, é verdade, me expressei mal. O nosso rei do baião, realmente nasceu em Exu, é que eu quis me referir à época que ele ficou famoso no RJ, lá pela década de 40, no programa do Ary Barroso. =)

  4. Sem dúvida o Rio de Janeiro é a cara do Brasil, mas não acho que isso é necessariamente uma coisa boa. Concordo que a vida levada no rio é mais saudável, divertida, as pessoas tem tempo pra correr no calcadao e tomar uma água de coco; mas ao mesmo tempo o Rio de Janeiro é sem duvida a capital mais desorganizada do sul/sudeste do brasil; é a capital em que a policia é a mais corrupta; é a capital em que as favelas/favelados muitas vezes tomam conta da cidade.
    Um dia, se esses problemas fossem resolvidos arriscaria dizer que o Rio seria a melhor cidade do mundo e teríamos orgulho em falar que é a nossa capital, pelo menos assim considerada.

  5. Como um famoso CARIOCA DA GEME, sou mestre em falar que sim! O Rio de Janeiro merece o status de capital do Brasil. Arrasta turista de toda parte do mundo e mesmo com os problemas que estão ocorrendo aqui, não deixa de ser a “cidade maravilhosa, coração do meu Brasil”, como diz a musica. Adorei a publicação Caio Drusus. continue assim, falando das maravilhas que temos no País.

  6. hmmm eu sou suspeita pra falar do rio, porque amo lá e sou em termos um poquinho carioca porque meu vovô eh de lá, e é uma das cidades que eu vou quase todo ano, mas nao concordo que tem que ser a capital pra mim salvador é a cara do brasil, mas voltando pro rio realmente lá é tudo lindo, e a sensação de prazer que o rio traz pra mim nao tem igual . =)

Leave a Reply