Como criar seu portfólio de design com técnica e estratégia?

Portfólio não é proposta comercial, ele precisa contar uma história. Mostre seus trabalhos já realizados e explique cada um deles. Isso vai fazer o cliente valorizar a qualidade antes de saber o preço.

Mostre como você se envolve em cada solução. Quando focamos somente nas manchetes e nos aspectos visuais do portfólio, deixamos de lado a oportunidade de mostrar como analisamos os problemas, como tomamos as decisões e os processos que chegaram a tal solução.

Em outras palavras, não mostre apenas as imagens ou as empresas para as quais trabalhou. Se concentre em falar sobre as metas que foram alcançadas e como seu envolvimento tornou isso possível. Isso fornece muito contexto e informa à pessoa que está avaliando porque o projeto foi um sucesso.

Se você tiver testemunhos, os depoimentos podem ser um elemento incrivelmente poderoso e, provavelmente, a melhor maneira de provar que suas realizações e o valor que você pode agregar são realmente reais.

Quando estamos começando, talvez os testemunhos e os trabalhos para apresentar no portfólio podem ser difíceis de conseguir. Neste caso, crie cases. Imagine um cliente fictício, crie um briefing para ele, responda as possíveis perguntas, faça todo o planejamento e crie um site, uma identidade. Você pode fazer o redesign de uma marca ou interface de site ou pode fazer um trabalho de forma gratuita para uma entidade beneficente que precise ser divulgada. Além de ajudar, você terá material para seu portfólio.

Fonte: chiefofdesign

Deixe um comentário