Design das medalhas olímpicas de Paris foi criado pensando na história da França

Cada uma das 5 mil e 84 medalhas olímpicas e paraolímpicas, que vão ser entregues aos atletas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, vai ter um fragmento original de ferro da Torre Eiffel.

O trabalho de design das medalhas olímpicas e paralímpicas foi feito em parceria com a Chaumet, uma empresa que desenha joias e relojoaria do grupo LVMH. Na página do grupo, é possível ler no comunicado que os fragmentos de ferro da Torre Eiffel usados nas medalhas resultam de intervenções ao monumento no século XX.

De acordo com o presidente do Comitê Organizador da competição, Tony Estanguet, a ideia surgiu para tornar as medalhas de Paris-2024 únicas e históricas. Isso quer dizer que os vencedores conquistarão também um pedaço da história da França.

O design das medalhas ficou bem diferente das edições anteriores. O ferro, contendo 18g, ficou no centro de cada medalha, em formato de hexágono, a forma geométrica que evoca a França, a ponto de ser o seu apelido. Sem sua comum tinta “marrom Torre Eiffel”, o ferro foi deixado em sua cor original. Colocado no centro e gravado em relevo com o logo dos Jogos Paris 2024, este pedaço histórico se encaixa elegantemente com o ouro, a prata e o bronze, dando às medalhas um efeito de dois tons.

No mesmo lado, as linhas finas são projetadas em intervalos irregulares por volta de todo o hexágono de ferro. Cunhados em vez de gravados, estes raios trazem brilho a uma medalha que está longe de ser lisa. Esta ideia criativa representa o resplendor da França no mundo e o brilhantismo do desempenho dos atletas nos Jogos.

Fontes: imagens de marca e olympics

Deixe um comentário