Encarar que você precisa fazer uma série de coisas ao mesmo tempo, tomar várias decisões de design sozinho, fazer protótipos, testes, validações, pesquisas antes, pesquisas depois, dar suporte para o time de desenvolvimento, entregar os assets para os devs, facilitar dinâmicas, analisar dados, fazer relatórios e qualquer outra coisa que cair na sua mão não é fácil, ainda mais quando a empresa tem um portfólio com inúmeros produtos.
E se algo faltar, e se alguma informações ou resolução ficar de fora? Como resolver e distribuir a carga de trabalho e responsabilidade?
Para facilitar essa jornada solitária, é importante anotar algumas dicas:
– Crie uma documentação de cada projeto e processos que você está envolvido dentro da empresa, assim fica mais difícil das informações se perderem, e além delas não ficarem centralizadas em você, se um novo designer chegar na empresa ficará muito mais fácil de inseri-lo no contexto e padrões utilizados. Algumas ferramentas que podem ajudar na documentação são: Notion, Confluence, SharePoint e Evernote.
– Aprenda a dizer não para demandas “urgentes” que na realidade não estão na sua prioridade e nem na prioridade do deadline dos projetos da empresa.
– Envolva pessoas do time para dentro do processo de design. Convide algumas pessoas para fazer testes de usabilidade com você, assim trazemos perspectivas diferentes para dentro do processo e bons aliados para o cotidiano.
Você é solitário na empresa em que trabalha ou já passou por essa experiência?
Fonte: medium
