Para inovar, não precisa ser apenas inédito, mas precisa ser inovador no mercado de atuação, por questões geográficas ou por segmentação.
Toda inovação parte de uma necessidade, seja das pessoas, seja das empresas, e precisa de um método profissional para encontrar a melhor alternativa que responda a essa necessidade.
Sabendo disso, é importante estar com a mente conectada nessas necessidades observando o cotidiano e criando atividades alternativas que possam gerar benefícios.
A inovação pode ser:
– Incremental: Quando a inovação entrega benefícios inéditos no mercado de atuação gerando vantagem competitiva usando os produtos e serviços já existentes e atendendo os consumidores que a empresa já possui.
– Evolucionária: Quando a inovação entrega benefícios inéditos no mercado de atuação gerando vantagem competitiva alterando ou criando produtos e serviços, estendendo assim o portfólio da empresa. Também acontece quando a inovação atrai novos consumidores além dos existentes, adaptando a empresa para esses novos usuários.
– Revolucionária: Quando a inovação entrega benefícios inéditos gerando vantagem competitiva criando novos produtos e serviços que rompam o mercado de atuação da empresa e atraiam consumidores completamente diferentes com ofertas até então inexistentes.
– Disruptiva: Quando a inovação cria produtos e serviços totalmente inéditos com benefícios tão fortes que fazem as pessoas mudarem seus comportamentos para usarem o novo serviço.
Apresente suas ideias para amigos e colegas, colha feedbacks e converse a respeito, isso costuma ajudar na compreensão das suas ideias e refinar o olhar inovador.
Fonte: medium
