Legal design: o que é e como o advogado pode usar?

O Legal Design utiliza princípios de design para criar soluções jurídicas mais eficientes e visualmente atraentes. Isso pode ser extremamente útil em casos que envolvam clientes leigos ou jurados. O Legal Design também tem sido incorporado nas ações de marketing jurídico, afinal, ao proporcionar melhores experiências aos usuários, permite construir autoridade na área e reter clientes.

O Legal Design vai além do uso de recursos visuais, englobando também aspectos de usabilidade e experiência do usuário. Ele pode ser aplicado em diversas áreas do direito, como contratos, petições, apresentações, julgamentos e outros documentos.

A tendência é que, cada vez mais, o mercado abrace o conceito e busque tornar produtos e serviços jurídicos mais objetivos, concisos e claros. É claro, isso também pode envolver imagens e outros recursos visuais.

Organizações de tecnologia que precisam engajar usuários nos termos de uso ou varejistas que precisam fazer a gestão de fornecedores podem ser revistos sob a ótica do Legal Design.

Muitos podem pensar em “Design” apenas como sinônimo de arte ou estética. Na verdade, o termo também se refere ao ato de pensar e propor soluções criativas. Não é por acaso que o Design Thinking é um processo que pode ser muito bem aproveitado no Legal Design.

Fontes: Migalhas e Rock Content

Leave a Reply