Quase sempre quem vai trabalhar com o desenvolvedor é o designer digital. Enquanto o desenvolvedor tem responsabilidades como indicar o caminho do desenvolvimento das tarefas, relacionamento com o cliente, entre outras funções, pode-se dizer que o designer é o responsável por dar forma ao produto, seja ele físico ou digital. Ele precisa pensar em todas as questões estéticas e visuais, criando, por exemplo, a identidade de uma empresa, de um projeto ou também interfaces de sites e jogos.
Todo desenvolvedor deveria se envolver no projeto, desde o entendimento do briefing até os primeiros rascunhos advindos de um brainstorm. Concorda? Um desenvolvedor que sabe sobre design consegue visualizar o produto final, é capaz de enxergar como o cliente, focando também na questão visual.
Ele também será capaz de agilizar etapas e corrigir questões simples de design. Será que o desenvolvedor precisa mesmo abrir um “chamado técnico” para o time de criação para pegar um recorte de uma imagem ou saber qual o código hexadecimal (ou hsl, ou rgba, ou whatever) daquela cor que será inserida no projeto? Isso definitivamente não é produtivo.
Quanto mais conhecimentos o desenvolvedor tiver, não apenas sobre a sua formação, mas também de áreas relacionadas, como o design, mais chances ele tem de se destacar no mercado de trabalho. Saber sobre design é muito mais importante para um desenvolvedor que está trabalhando com a criação de sites e aplicativos, por exemplo, mas pode ser extremamente útil para qualquer desenvolvedor.
