Como aplicar a Lei da Pregnância em seus designs?

Pregnância é uma das leis da Gestalt e consiste na teoria que procura estudar, em detalhes, como o cérebro humano percebe e organiza os estímulos visuais que recebe.

Para a Gestalt, quanto mais simples, mais facilmente a forma é assimilada. Uma imagem tem alta pregnância (é facilmente assimilada) quando possui poucos elementos e é identificada; e baixa pregnância quando tem muitos elementos e seu ponto central é difícil de ser visualizado. O buscador Google apresenta uma interface com alta pregnância, pois o usuário entende rapidamente como utilizá-la.

A aplicação dessa lei engloba a utilização de composições harmônicas, de fácil compreensão e que o nosso cérebro consiga entender, de forma clara e simples, a mensagem transmitida pelo design. Dessa forma, abrange fatores como equilíbrio, clareza e harmonia das formas que vemos.

Conhecer e aplicar as leis de Gestalt são requisitos fundamentais de todo designer profissional. Aquele que está familiarizado com o princípio da pregnância conseguirá melhorar a qualidade de seus trabalhos, tornar harmônico os seus projetos e dialogar efetivamente com o público.

Deixe um comentário