É possível realizar o gerenciamento de um site sozinho?

173573-e-possivel-realizar-o-gerenciamento-de-um-site-sozinhoUma das grandes vantagens da internet é a sua universalização. Com a facilidade do acesso e a grande quantidade de conteúdo disponível gratuitamente, é possível que qualquer usuário faça o gerenciamento de um site sozinho.

Se você chegou até este post, já sabe a importância de ter um site no seu negócio e sabe que a presença online é fundamental para realizar ações efetivas para sua empresa. Pensando nisso, preparamos 3 dicas para auxiliar o gerenciamento de um site! Acompanhe!

Invista no desenvolvimento do site

Existem várias plataformas que auxiliam na criação de um site gratuitamente, mas não oferecem todas as funções necessárias. Uma boa plataforma privilegia a usabilidade, traz benefícios ao marketing digital e proporciona boa experiência aos usuários. Porém, essas funções requerem investimento e ajuda de uma agência especializada.

Algumas plataformas gratuitas não possibilitam a utilização de um domínio próprio, oferecem poucos layouts e não são responsivas. É possível criar conteúdo de qualidade sozinho, mas não é possível criar um bom site sem o conhecimento necessário.

Contratar uma agência é sinônimo de qualidade, pois ela saberá quais pontos devem ser priorizados na criação do site. Uma parceria com uma agência também garante o suporte ao site caso seja necessário.

Veja alguns requisitos para o bom funcionamento do site:

Design do site

O profissional se preocupará com o design do site e, junto com a criação, irá desenhá-lo de acordo com a identidade visual de casa empresa e de suas necessidades.

Práticas de SEO

SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar o seu site e melhorar o posicionamento nos motores de buscas. Ele deve começar a ser feito na construção do site e continuar depois com o gerenciamento de conteúdo.

Site responsivo

O público que acessa a internet por meio dos smartphones já supera o número de acessos por meio dos computadores. Por isso, o site responsivo é imprescindível para gerar credibilidade ao seu negócio. A adaptação do site em qualquer formato de tela facilita a utilização do site por parte do usuário.

Para que seja possível gerenciar um site sozinho, as plataformas utilizadas precisam ser completas e também simples. Há dois CMSs que sugerimos:

  • WordPress: esse CMS é o mais popular no Brasil. Ele se destaca pois oferece um sistema fácil de operar, disponibiliza uma grande quantidade de temas e possibilita a integração de plugins com outras plataformas e redes sociais. O WordPressconsegue atender desde a demanda de pequenas empresas até aos grandes e-commerces;
  • Joomla: o Joomla é outro CMS popular e eficiente. Ele divide suas funções em programação, design e conteúdo. Por ser um sistema com muitos colaboradores, está sempre atualizado e disponibilizando plugins e templates novos.

Planeje suas ações

É possível gerenciar um site por conta própria, mas você deverá ser disciplinado e organizado. Planejar as ações vai muito além de organizar possíveis posts e promoções. Você deverá criar conteúdo coordenado com cada etapa do funil de vendas que a sua persona está. Deverá organizar estoque, pensar na logística de entregas dos produtos, se preocupar com o SAC nas redes sociais e gerar relatório ao final de cada mês para acompanhar o crescimento da empresa.

Fique atento às novidades

Atualmente, vários especialistas da área de marketing digital produzem uma quantidade enorme de conteúdo. Caberá a você procurar e identificar aqueles que mais agregam valor ao seu produto e as suas necessidades. Utilize essas informações, as métricas disponíveis nas redes sociais e nas plataformas de gerenciamento para identificar pontos de melhoria.

Mostramos que é possível o gerenciamento de um site sozinho, mas que a construção dele influenciará diretamente na facilidade do seu gerenciamento. Se você está precisando de um site para alavancar as suas vendas, entre em contato conosco.

Deixar uma resposta