Otimização de sites: saiba como aumentar as taxas de conversão

O site é a porta de entrada dos visitantes a uma marca. É por meio dele que os usuários costumam ter o primeiro contato com os produtos e serviços de uma empresa. Por apresentar uma função tão importante, a otimização de sites é fundamental para manter o tráfego alto e, consequentemente, a manutenção e conversão dos leads no funil de vendas.

O CRO ou otimização de conversão ajudará nas estratégias do marketing digital. Por exemplo, ele auxilia nas conversões dos leads, relacionamento com o público-alvo e cadastros em landing pages. Esses métodos aplicados ao site podem aumentar as conversões internas sem necessariamente aumentar o tráfego do site.

Conheça, neste post, práticas que vão auxiliar no aumento das taxas de conversão.

Práticas que ajudam na otimização de sites

Um site otimizado melhora o desempenho do setor de marketing, bem como o setor de vendas. Desenvolver essas práticas ajuda no resultado orgânico do site perante as buscas no Google e aumenta a divulgação da marca. Veja as práticas mais recomendadas.

Realizar testes A/B

Realizar testes no site é uma ação fundamental para encontrar a melhor versão para o seu público. Podem parecer apenas detalhes, mas alterar o posicionamento de um botão, mudar as cores e variar textos pode aumentar a conversão de uma página.

Esses testes podem ser feitos em páginas específicas, como nas landing pages e nos hotsites, ou podem aparecer no site oficial. Porém, vale ressaltar que as mudanças devem ser feitas uma a uma.

Por exemplo, se existe uma landing page com uma taxa de 10% de cadastro, é possível otimizá-la. Para realizar o teste A/B, altera-se apenas um fator por vez, como o call-to-action. O ideal é que esse botão seja alterado e que a landing page permaneça no ar pelo mesmo tempo em que permaneceu na primeira opção. Depois disso, será possível analisar qual variável apresentou o melhor resultado.

Melhorar a qualidade do conteúdo ofertado

Para que os usuários permaneçam no seu site e realizem ações dentro dele, o conteúdo apresentado deve ser interessante. Dispor apenas de uma página inicial contando a história da empresa e um e-commerce para a realização das compras não garante a permanência e conversão dos usuários. Para cativá-los, é preciso elaborar conteúdos segundo as fases do funil de vendas, além de voltados ao SEO.

O SEO é um conjunto de técnicas que visa elaborar conteúdos que serão encontrados e ranqueados facilmente pelo Google. Com essas técnicas, será possível manter o domínio do seu site em evidência, facilitando a busca em pesquisas orgânicas pelos visitantes.

Ter um site responsivo

Outro fator importante de otimização é ter um site responsivo. O design responsivo faz com que a página seja adaptada para ser visualizada em todos os aparelhos possíveis, pois o layout será reorganizado conforme o tamanho da tela de exibição. Ou seja, o usuário conseguirá abrir as páginas e consumir todas as informações sem precisar realizar ajustes manuais como zoom ou centralizações.

Como o acesso à Internet via smartphones tem crescido, ter um site alinhado a essa demanda garante que os usuários de celulares não ficarão frustrados ao acessar o seu site. Consequentemente, eles conseguirão se cadastrar em uma newsletter ou até concluir uma compra sem precisar do auxílio de um computador.

Oferecer atendimento via chat

O atendimento via chat auxilia no contato com o possível cliente e pode acelerar algumas fases no funil de vendas. Ao entrar em um site e perceber que há um atendente disponível para tirar algumas dúvidas, o visitante se sentirá mais seguro para realizar as compras.

Esse canal torna o contato mais humano e aproximativo, sem que o usuário precise passar por alguns canais demorados de atendimento como o telefone. Se bem realizado, esse atendimento poderá fazer a diferença para garantir a conclusão da compra e a fidelização do cliente.

Portanto, o processo de otimização de sites é algo que deve ser feito com frequência, buscando as formas mais recentes de otimização. Aprendê-lo e aplicá-lo ao seu site é uma ação contínua.

Por isso, comece colocando essas dicas em prática e, caso precise de uma ajuda a mais, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudar!

Deixar uma resposta