Sinalização da empresa: quais placas são obrigatórias internamente?

Sinalização da empresa

É bem provável que você já tenha visto por aí algumas placas que mostram extintores de incêndio, exposição a produtos tóxicos, saídas de emergência, entre outras, não é mesmo? Sabia que a sinalização da empresa é primordial para os negócios?

Esse tipo de comunicação visual é obrigatório em todas as empresas e deve seguir as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pois precisam ter as dimensões corretas para facilitar o processo de indicação de setores, entradas e saídas do local.

Todavia, para revisar a sua comunicação estratégica e atender as especificações necessárias, criamos este post, para que você tire suas dúvidas a respeito das sinalizações. Confira!

Quais são as principais placas de sinalização?

Independentemente se você está em uma empresa de pequeno ou grande porte, as placas de sinalização devem fazer parte do layout. Dentre as principais e que são obrigatórias, de acordo com as normas regulamentadoras estão:

  • placas de equipamentos e alarme — sinalizam os equipamentos de combate a incêndio e alarmes disponíveis no prédio;
  • placas de orientação e salvamento — sinalizam as rotas de saída e das evacuações em casos de emergência;
  • placas de proibição — sinalizam as proibições que possam indicar um princípio de incêndio ou, até mesmo, seu agravamento;
  • placas de alerta — sinalizam os alertas em relação às áreas e possíveis materiais que tenham potencial para acidentes.

Qual a importância dessas placas na empresa?

De maneira geral, as placas de sinalização tornam o processo de comunicação muito mais simples e dão as coordenadas necessárias para que haja ordem, padronização e segurança nas empresas. Em ambientes onde existe um grande fluxo de pessoas, por exemplo, elas ajudam a orientar em relação às salas, às rotas etc.

No entanto, é interessante observar que quaisquer sinalizações precisam considerar o tipo de público que frequenta o lugar. Isto é, se a empresa dispõe de funcionários ou visitantes com alguma deficiência, torna-se essencial a aplicação de placas de acordo com os princípios de acessibilidade. Atitudes assim ajudam a identificar os setores e, ainda, contribuem com a identidade visual.

Quais dicas de sinalização interna são fundamentais?

Visando dar um suporte em relação à sua escolha pelas melhores placas de sinalização, trouxemos algumas dicas para se ter em mente e implantar o mais rápido possível.

Verifique os lugares da empresa que necessitam de placas

A princípio, se você deseja que o negócio esteja de acordo com as regulamentações de segurança, vale a pena identificar todos os ambientes que levam algum tipo de risco à integridade das pessoas e do prédio em si. Faça um checklist com as informações obtidas e planeje a colocação das placas.

Adquira produtos de qualidade

Não basta apenas a placa conter os símbolos necessários se o material não apresentar a qualidade esperada, já que isso pode ocasionar prejuízos em longo prazo. As placas precisam ter boa resistência, ser de ótima matéria-prima e, se possível, com fotoluminescência, porque colabora para serem vistas no escuro.

Torne a placa visível

Embora pareça uma dica óbvia, muitas empresas não se preocupam tanto em deixar as placas no campo de visão ideal para as pessoas. Sendo assim, posicione cada material visual de acordo com sua especificidade, tamanho e cores, desde que não fira os padrões estabelecidos pela ABNT.

Realize testes com os colaboradores

Por fim, mas tão importante quanto os demais tópicos, faça testes regulares com os colaboradores, a fim de assegurar a efetividade da comunicação e o poder de alerta de cada placa. Perceba se a mensagem é imediatamente interpretada pelas pessoas em qualquer circunstância, como um princípio de incêndio, contaminação, acidente etc.

Para concluirmos, lembre-se que o ato de ajustar os departamentos para receber placas de sinalização vai muito além de cumprir obrigações jurídicas, mas sim dar um ar de profissionalismo ao ambiente e trazer melhorias à imagem empresarial.

Gostou do post? Quer saber como uma agência pode ajudar com a sinalização da empresa? Então, entre em contato conosco. Teremos prazer em solucionar qualquer de suas dúvidas!

Deixar uma resposta