Como designers atuam na área do entretenimento

Marcado por uma estreita integração entre suas cadeias produtivas, o mercado do entretenimento exige do profissional a capacidade para desenvolver projetos transversais, que relacionem áreas tão diversas como o design, a arquitetura, a comunicação e as artes cênicas. Para atuar no setor de entretenimento, o designer precisa de habilidade estratégica para projetar soluções criativas aos problemas de forma transdisciplinar.

A área de design do entretenimento é para profissionais de Design, Arquitetura, Cenografia, Comunicação, Artes Cênicas e Artes Visuais, que desejam expandir seus conhecimentos específicos conectando-se a outras áreas criativas, e que busquem uma capacitação transversal e integral para desenvolver projetos autorais voltados ao entretenimento.

Os designers em especial, normalmente, são fascinados pelo cinema, seja pela narrativa, pelos efeitos especiais, pelas cenas criativas etc. O cinema está entre as preferências das mentes criativas. Em um cenário de filme, por exemplo, o designer deve selecionar as cores cuidadosamente. Os figurinos dos personagens e a posição dos objetos devem ser escolhidos de forma que o cenário cumpra a sua função. Com relação aos efeitos especiais, os designers auxiliam na representação gráfica, no desenvolvimento de peças e realizam edições de vídeos junto com a computação gráfica.

Existem muitas outras formas onde o designer pode atuar na indústria cinematográfica. Ele pode criar personagens, cartazes e, também, atuar na forma como a história do filme é contada. O designer pode utilizar seus conhecimentos de cores, poéticas visuais ou figuras de linguagem para transmitir as emoções exigidas pela narrativa do filme. Nos efeitos especiais, os designers colaboram na representação gráfica e nas edições de imagens e vídeos. Estas habilidades podem se unir ao desenvolvimento de animações, criando desde os personagens até realizando o processo de animação via software.

Enfim, a arte e a comunicação andam juntas. Apesar de ser um pouco mais novo que o cinema, o design marca presença nas mais variadas formas de comunicação, sendo os profissionais capacitados tecnicamente para trabalhar com produções cinematográficas também. Um bom planejamento entre essa união pode ditar o sucesso da repercussão das produções.

Fonte: clube do design

Leave a Reply