O uso contínuo de telas fez com que muita gente se cansasse do branco vibrante. O esquema de cores das interfaces escuras traz o descanso que faltava para os olhos, além da economia de energia do seu aparelho móvel.
Esse recurso de interfaces escuras torna a experiência de uso mais agradável, principalmente quando o dispositivo estiver sendo usado em ambientes com pouca iluminação. Por essa razão, serviços como Netflix, Steam, Spotify ou Youtube optam por apresentar seus conteúdos em um tema escuro. Eles sabem que a maioria dos seus usuários tende a realizar suas atividades mais tarde, depois do trabalho ou em um quarto com poucas luzes.
Embora a tentação de fazer uma interface escura apenas por achar bonito ou por querer seguir uma tendência seja mais forte, devemos tomar nossas decisões avaliando alguns pontos fundamentais que afetam diretamente o usuário antes de entrarmos para o lado negro da força.
Você pode utilizar uma interface escura quando quiser alcançar uma visão forte e dramática para imagens impressionantes ou quando há pouco texto para ler e mais imagens para ver, por exemplo.
Assim como em qualquer decisão de design, optar por uma interface escura deve ter muita pesquisa e embasamento.
Fontes: des1gnon, medium e bleez