Já ouviu falar no princípio do desenvolvimento de software chamado D.R.Y.?

Todo designer sabe que o nosso dia gira em torno de processos criativos, às vezes com pouco tempo para execução.

D.R.Y.,”Don’t Repeat Yourself”, traduzindo literalmente: Não Se Repita, criado por Andy Hunt, é um processo muito usado no desenvolvimento de software e apps. Alguns desenvolvedores aplicam essa técnica no trabalho, mas ela pode ser utilizada de diferentes formas para cada designer.

O princípio D.R.Y. pode ser aplicado no desenvolvimento de código, modelos de dados, testes etc. Repetição é considerada desperdício em qualquer sistema inteligente. Quanto mais simples, enxuto e reaproveitado o código for, melhor!

Por exemplo, você precisa alterar uma tabela para que as linhas da mesma fossem listradas. Utilizando o princípio D.R.Y. poderíamos criar um componente de tabela como base para todos os lugares que precisar dessa estrutura visual.

Outro exemplo, você precisa alterar o campo CEP para aceitar 10 caracteres em vez de 7. Com o princípio D.R.Y. poderíamos centralizar uma tabela de endereços no banco de dados.

Mas atenção: quanto mais você reaproveita e compartilha, mais as coisas serão acopladas e mais comunicação será necessária quando uma mudança nesse único ponto de impacto for realizada. Cabe a você encontrar o ponto de equilíbrio que faça sentido para seu projeto.

Fontes: blog.matheuscastiglioni e designerd

Leave a Reply