Marcas confusas não são lembradas

Se uma empresa possui um posicionamento confuso e duvidoso, com falhas de comunicabilidade, a chance de ser lembrada é muito menor. Elas podem ficar “patinando”, às vezes por anos, sem clareza do seu potencial ou mesmo a percepção da necessidade de se rever, sair de cena e nascer de novo. Compreender os motivos dos erros acontecerem é o primeiro passo para evitar uma falha.

“A ação de projetar o produto e a imagem da organização, com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo” é a definição de posicionamento dada por Philip Kotler.

Nosso cérebro busca ordenar tudo que vê e memoriza mais quando enxerga padrões. Por isso, a marca deve saber exatamente que tipo de lugar quer ocupar para decidir qual direção seguir.

O resultante de um bom posicionamento é o desenvolvimento de uma proposta de valor adequada, com foco no mercado específico, o qual propõe uma razão convincente ao consumidor potencial. A definição correta da proposta de valor e a definição do nicho de mercado são fundamentais para a eficácia do plano estratégico.

Leave a Reply