Como ser mais criativo através da serendipidade?

Muitos avanços, tanto científicos quanto de outras áreas, tiveram a sua motivação a partir de erros, acaso e pequenas coincidências. É aí que entra essa palavra que, apesar de diferente, tem um significado muito importante: serendipidade.

Segundo o dicionário Aulete digital, serendipidade significa “1. Descoberta feliz ou proveitosa, feita por acaso, muitas vezes quando se buscavam outras coisas, outros resultados”.

A serendipidade tem forte relação com a criatividade. Ambas têm como ingredientes essenciais a perseverança, capacidade intelectual e ótima capacidade de observação.

Para tirar proveito da serendipidade a fim de gerar mais inovação, alguns pontos devem ser considerados: tenha proatividade para buscar o desconhecido, abuse da diversidade cognitiva, seja observador e estude bastante.

O cientista francês Louis Pasteur, que criou fortuitamente a vacina contra a raiva e o método para conservar alimentos, a pasteurização, dizia com muita propriedade que “o acaso favorece a mente preparada”.

Você já parou para pensar quantas coisas que você ouviu, sentiu ou viu “por acaso” foram transformadas em oportunidades ou estratégias diferentes?

Fonte: rhportal

Leave a Reply