Maximalismo ou minimalismo: qual está mais na moda?

Na era das redes sociais, uma infinidade de estéticas prolifera. Não há necessidade de optar exclusivamente por uma ou por outra tendência.

Em vez de tentar prever qual desses estilos está mais na moda, é mais útil pensar no maximalismo e no minimalismo como linguagens de design funcionais. É possível mesclar o “menos é mais” com o “mais é mais”? Já pensou nessa possibilidade?

O maximalismo pode ser descrito como a ausência de valores e regras, imprecisão pluralidade, mistura do real e do imaginário, espontaneidade e liberdade de expressão. O minimalismo já segue uma estética “clean”, simples e com cores neutras.

Por muito tempo, o maximalismo e o minimalismo coexistiram separadamente, sendo cada estilo utilizado por marcas e pessoas que se identificavam com a característica e essência de cada um. Hoje, das passarelas às redes sociais, vemos nascer uma fusão entre os dois, o chamado maximalismo minimal.

Essa já é a aposta de vários criadores e fashion girls, que incorporam a grandeza do maximalismo à harmonia do minimal. O fato é que o maximalismo minimal reflete o momento que vivemos hoje, de consciência de consumo e versatilidade com a busca pela originalidade e traços individuais.

Fontes: tabulla, fast company e yacamim

Foto: Revista Hotéis

Leave a Reply