Você já deve ter recebido alguns elogios por um logotipo bonito que fez ou por ter criado um site criativo e fácil de usar. Mesmo pedindo algumas modificações na sua arte, o cliente costuma elogiar primeiro. É aí que mora o perigo. Tem gente que não sabe lidar com elogio. Acredita que, já que trabalha bem e é reconhecida, não precisa ir além.
Se o cliente te elogiou, ele obviamente está feliz com os serviços nos quais você presta. Na teoria, está ótimo, bom trabalho! Porém, por que não analisar o que foi dito e traçar um plano de ação para melhorar ainda mais o seu desempenho e encantar o cliente de alguma forma que ele talvez nem imagine no momento? Quem permanece estagnado pode perder o lugar para outro profissional mais esforçado e proativo.
Por outro lado, a forma na qual o ser humano recebe críticas é extremamente singular e, muitas vezes, merece ser tratada com devido acompanhamento. Podemos encará-las como críticas construtivas, mas quando elas fogem do respeito básico que qualquer ser humano merece, é preciso resolver a questão com calma. Não internalize e nem acredite que você “é” a crítica que recebeu. Lembre-se de que você é um profissional em constante aprendizado, que errar é humano e que ninguém está te desafiando ou provocando a sua essência enquanto pessoa, mas sim algum aspecto no seu trabalho que não correu tão bem.
E quando recebemos sugestões? É preciso ser humilde e entender que toda ideia é bem vinda. Ao receber uma sugestão, vista a camisa da empatia e abstenha-se de qualquer pré-julgamento. Agradeça o comentário e diga que ele será carinhosamente analisado.
O importante é ter em mente que em cada retorno vindo de outras pessoas — por pior que sejam — tem o potencial de transformar a sua carreira para melhor!
Fonte: rockcontent