Lean UX: utilize nos seus projetos

Enquanto Lean diz respeito à produção feita de maneira mais ágil, enxuta e sem desperdício, o UX significa “User Experience”, ou seja, experiência do usuário.

Juntando esses dois conceitos, o Lean UX é então um método interativo que preza a agilidade de criação e desenvolvimento e também foca na experiência do cliente junto à solução apresentada a ele.

O começo do Lean UX se deu com a criação de softwares que agilizavam processos e, ao mesmo tempo, focavam em melhorias contínuas.

Ter uma base sólida de feedbacks e foco na experiência do cliente ou usuário no dia a dia de utilização de um produto ou serviço ajuda a reduzir tempo, custos e faz com que a chance de o investimento para criação do projeto seja muito bem-sucedido.

Primeiro devemos pesquisar ou coletar informações que podem embasar a solução desenvolvida. Depois criamos um protótipo com base nos dados que foram recolhidos na etapa inicial. A partir daí desenvolvemos um produto que seja minimamente viável.

Para colocar o projeto em prática, são recolhidos os primeiros feedbacks. Aqui o desenvolvedor do produto entende o que pode ser melhorado e aperfeiçoa o projeto. Ao invés de perder horas detalhando um fluxo, desenhe rapidamente num quadro branco e chame todo mundo para olhar o fluxo e conversar sobre ele. Ao invés de criar um wireframe completo, desenhe a tela principal e converse com o time sobre como deve funcionar cada uma das features.

E o mais importante: colete o feedback de todos. Do tecnólogo, do visual designer, do gerente de projetos. Você vai perceber que é muito mais fácil fazer mudanças quando o produto ainda está no “plano das ideias”.

Quando você não está alinhado com os conceitos de “Lean”, é muito possível que os projetos demorem mais tempo para serem realizados e que os gastos sejam maiores.

Fontes: Impacta e Brasil.uxdesign

Leave a Reply