Como estimular o potencial criativo na sua empresa ou instituição?

O dia da criatividade é comemorado nesta sexta (17). Nessa data, celebra-se a capacidade de fazer perguntas e procurar as melhores respostas para elas, usando para isso a capacidade de imaginação. Desde o segredinho na receita do jantar até o surgimento de grandes empresas inspiradoras, a criatividade faz toda a diferença. Criatividade não é genética, não é dom, sorte, muito menos magia.

O fundador da Atari, empresa de produtos eletrônicos responsável por popularizar os videogames, Nolan Bushnell disse certa vez: “Todo mundo que já tomou uma ducha teve uma ideia. É a pessoa que sai do chuveiro, se seca e faz algo sobre isso que faz a diferença.” Por isso, participar de um local de trabalho que dá liberdade para que os seus colaboradores se expressem totalmente, sem colocar barreiras, é imprescindível para soltar a sua criatividade. A empresa Google, por exemplo, cria espaços receptivos para que os seus funcionários possam brincar e se divertir realizando atividades que fogem da sua rotina no trabalho.

A criatividade é essencial para os negócios porque ajuda na solução de problemas, na produtividade, no comprometimento e na redução de falhas e queixas. Para estimular o potencial criativo na sua empresa ou instituição, motive os colaboradores a serem observadores, a analisarem diferentes cenários, a consumirem arte, a exercitar suas melhores habilidades, a reservar momentos de ócio, a criar desafios e se manterem antenados sintonizando a criatividade com o que há de mais novo disponível favorecendo a criação de soluções úteis e a previsão de tendências.

Fonte: rockcontent

Leave a Reply