É KITSCH!

Como já foi discutido aqui, o momento é de economia e procuramos cada vez mais possuir somente o  necessário. E nesse embalo, os objetos e as casas se tornam cada vez mais práticos no uso e na forma. Mas, e sempre há um mas, a gente sempre vê por aí alguns exageros como casas com arquitetura neoclassica (o que é? o wikki ajuda) sendo construidas nos dias de hoje (nada contra o estilo neoclássico, mas é totalmente inadequado ao uso e às necessidades atuais né?), com direito a falsas colunas gregas pasmem!. Ou então, objetos que passam despercebidos como um abridor de garrafas gigante, flores de plástico, bibelôs e  enfeites de geladeira. Ou até mesmo uma pessoa que exagera nos enfeites (brincos, colares, pulseiras, etc).

     E a gente passa por isso tudo, torce o nariz e nem imagina que tem até um nome! Em mais uma dessas filosofias de boteco, que o Vinícius Basso (Venécis), um amigo-irmão, me contou que toda essa parafernalha chama KITSCH. Só não me peçam pra pronunciar!.
Sendo assim, fui pesquisar que raio seria isso, pra contar pra vocês. Resumindo…

Kitsch é uma negação do verdadeiro, como se vulgarizassem a arte. Derivado, é claro, do consumismo desenfreado. Sabe aquele monte de esculturas em alguns cemitérios? Pois é! Além de boates, motéis, cassinos, bingos e algumas casas de novos ricos. Tudo para impressionar o espectador. Às vezes esse estilo rompe as barreiras do bom e do mau gosto, do feio e do bonito. É o tipo de coisa que você não acredita que tiveram a coragem de fazer.

Mas vejam lá! Aqui vos fala um simples mortal, sem a intenção de criticar o estilo de ninguém. Não se ofendam. Continuem acumulando os bibelôs, mas saibam que esse “estilo” é chamado de KITSCH!
Legal né!?

5 Comments Add yours

  1. fernanda gomide diz:

    hahahahaha Muito bom, nunca tinha ouvido falar sobre o Kitsch, muito interessante. Parabéns Caio! O blog tá muito bacana!

  2. Jean Paulo diz:

    Muito interessante! Saber que “Kitsch” popularmente conhecido como “BREGA” é também um estilo! hehehe… Muito bom Caio! Está de parabéns!

  3. Muito interessante os temas que você escolhe, Caio. Gosto desse jeito interativo de escrever e é muito bom ler coisas interessantes, até então desconhecidas ou ignoradas em outro momento.

  4. Mariane Ribeiro diz:

    Haha, vou te colocar pra dar aula no lugar de um certo prof! Muito bom! 😀

  5. Paula Santos diz:

    Tô adorando isso .. minha vózinha é bem kitsch .. mas será q não podemos aplicar isso a seres humanos ?! há alguns que se enquadrariam !!! =D

Deixar uma resposta