Quanto riso, ó quanta alegria!

Sim, muito riso e muita alegria! Hoje, dia 27 de março é o dia do circo.

oswald-e-piolin1Tá, você no fundo pode até estar se questionando se você realmente gosta de circo para celebrar esses dia mas não podemos esquecer o quanto ele faz parte de nós.

Aposto que todo mundo um dia na infância foi ao circo (não adianta mentir) e viu tudo o que tinha. Palhaços, equilibristas, mágicos e comidinhas típicas.

O circo teve a sua origem na China a aproximadamente 5000 anos atrás onde foram encontradas pinturas de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Um pouco mais tarde por volta do ano de 70 a.C surgiu o Circo Máximo de Roma que foi totalmente destruído por um incêndio. No mesmo local em 40 a.C foi construído o Coliseu (é aquele do filme mesmo) que tinha capacidade para quase 87 mil pessoas. (uau!)

palhacopiolim_10042007_01 E porque o dia do circo é hoje? É uma homenagem ao palhaço Piolim (

pasmem, nasceu em Ribeirão Preto)  que nasceu em 27 de março de 1897 e comandou o circo Piolim por mais de 30 anos. Ele aprendeu a arte do circo com seu pai, onde aprendeu a tocar violino,fazer contorcionismo e acrobacias.

Muito aclamado pela crítica dos intelectuais, foi homenageado na Semana de Arte Moderna como maios artista popular brasileiro e ainda recebeu uma homenagem de Mário de Andrade através de uma crônica que demonstrava seu encantamento pela arte circense.

Não vamos deixar essa arte morrer afinal assim como o circo fez parte da minha infância é importante que ele ainda continue marcando gerações.
imagem-circo-24

mazinhaMarina Souza:, Mais conhecida como Mazinha é a nossa nova responsável pelas mídias sociais. Fã de música, principalmente mpb. Apaixonada por informação está sempre antenada a um bom site e ao Facebook.

Deixar uma resposta