CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: onde estão vocês?

inovaçãoEngana-se quem pensa que criatividade e inovação são características intrínsecas, ou seja, se nasce com o dom ou impossível de adquiri-las.  São ferramentas essenciais para o mercado competitivo, para destacar-se diante aos tantos concorrentes no mercado e para atrair a atenção do cliente, claro que tendo como objetivo final sempre atender suas necessidades.

Criatividade é desenvolver competências essenciais, ou seja, aquilo que pode ser executado por nós seres humanos. É “pensar fora da caixinha”, ser capaz de trazer à existência coisas novas ou únicas, que agregam valor.

Considerar problemas como oportunidades, buscar novas alternativas de solução, entender os próprios objetivos, limites e acima de tudo, ter paciência nesta busca da inovação. Além disso, é preciso arriscar-se e assumir uma solução e não esperar pela resposta ideal. Criatividade é um balanço disso tudo.

E essa inovação? O que é? Não é o mesmo que criatividade? Inovação é o resultado da criatividade, focado em produtos, serviços, que tenha aplicação prática e que traga um retorno financeiro.

São ferramentas a serem trabalhadas diariamente, por todos.

O grande problema para a construção do pensamento criativo é a rotina. A maioria das pessoas, com a correria do dia a dia, cai em uma rotina (acordar, café da manha, trabalho, almoço, casa, descanso e assim se recomeça o ciclo, por exemplo, na maneira mais simples de expô-la). Esta rotina é o grande inimigo desses dois pontos importantes: criatividade e inovação, e nem sempre é fácil quebrar a rotina, sair do mesmo. Mas é necessário: mudar hábitos tornar-se questionador, correr riscos, porém calculados.

Muitas vezes perdemos nosso potencial criativo por apego ao estabelecido ou conformidade com a primeira solução que nos é apresentada ou que surge, pelo medo de errar ou do desconhecido, ou pelo pensamento “eu não sou criativo”. O comportamento criativo é aprender a desaprender, que nada mais é do que rever, questionar, atualizar-se e descobrir novos valores, crenças, paradigmas, preconceitos e percepções.

E aí, o que você vai fazer para quebrar a rotina hoje para pensar e agir com criatividade e inovação?

1608751_723410134345597_2125218663_nThauana Teoro: Formada em Relações Públicas, viciada em whatsapp, música boa e samba do bom. Apaixonada por marketing e comida japonesa. Roedora de unhas ansiosa, comunicativa, chegada em uma cervejinha e maníaca por dieta.

Deixar uma resposta