Olímpiadas de Inverno: um pouco mais dos jogos não tão populares no país do verão

on

1Tá rolando agora este mês em Sochi, na Rússia, as Olimpíadas de Inverno.  Nós aqui no Brasil não sabemos o que é inverno a alguns bons meses ( em algumas cidades então, o inverno nem faz parte da rotina por boa parte do ano), e talvez por isso que não nos atentamos e não damos tanta importância para as Olimpíadas de Inverno, como acontece com as Olímpiadas de Verão.

Para quem não sabe muito sobre e está a fim de descobrir, vem com a Limão Cravo que a gente sabe tudo sobre as Olímpiadas de Inverno. Tudo se deu inicio em 1924, com a primeira competição mundial e foi chamada de Semana Internacional de Desportes de Inverno, na cidade francesa Chamonix.

Até 1936 os Jogos de Inverno e de Verão aconteciam no mesmo ano e no mesmo país, sendo a ultima edição neste formado na Alemanha. Após ficarem duas edições sem o evento, devido a segunda guerra mundial, os jogos voltaram a acontecer, porém em países diferentes. Foi apenas em 1986 que ficou decidido que as Olímpiadas de Inverno e de verão seriam intercaladas.

O Brasil não conta com muitos atletas participantes dos jogos de Inverno, devido ao fato de que os esportes competidos não são praticados por aqui, e os atletas que participam costumam morar em países com clima frio ou tradição nas modalidades. Por este motivo o Brasil nunca conseguiu nenhuma medalhada nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Os brasileiros fizeram sua estreia nos jogos de Inverno apenas em 1992, e o atleta que melhor ficou colocado foi a brasileira Isabel Clark nos jogos em Turim, 2006, conquistando a nona colocação em snowboard.

Nas Olímpiadas realizadas no Japão, em 1998, a neve, quem diria, devido ao seu excesso causou uma interrupção nos Jogos de Nagano.

Em Calgary no Canadá a grande estrela dos Jogos foi a Jamaica. Os 4 atletas foram recrutados pelos Estados Unidos e competiram em duas competições do bobsled, em dupla e todos juntos. Quando foram competir juntos sofreram uma queda. A história deles virou filme depois, “Jamaica Abaixo de Zero”.

A sede das Olímpiadas deste ano está sendo em Sóchi, e antes mesmo de começarem os jogos, a cidade rendeu várias notícias. Isso porque o prefeito da cidade, Anatoly Pakhomov, polemizou ao afirmar “aqui não há gays” referindo-se à cidade sede. Isso sem falar na lei aprovada na Rússia no ano passado na qual condena a propaganda homossexual.

Houve prospetos para que as Olímpiadas de Inverno deste ano fosse boicotada, e várias campanhas para que os patrocinadores do evento revessem e questionassem a legislação.  Os Estados Unidos, como sinal de desaprovação e de desafio a esta medida russa, enviou integrantes abertamente gays para os Jogos.

Prontos para acompanhar um pouco mais da Olímpiadas de Inverno deste ano ainda e dos próximos anos, depois deste post?

1608751_723410134345597_2125218663_nThauana Teoro: Formada em Relações Públicas, viciada em whatsapp, música boa e samba do bom. Apaixonada por marketing e comida japonesa. Roedora de unhas ansiosa, comunicativa, chegada em uma cervejinha e maníaca por dieta.

Deixe um comentário