Valentine’s Day – O dia do amor pelo mundo

unnamedPara os brasileiros, 14 de fevereiro pode ser mais uma data qualquer. Porém para vários casais apaixonados ao redor do mundo hoje é um dia bem especial. Comemora-se hoje o Valentine’s Day ou Dia de São Valentine, o que para nós é comemorado em 12 de junho, como dia dos namorados.

A lenda é que Santo Valentine foi um padre em Roma, nos tempos em que cristianismo ainda era uma religião nova. O imperador desta época, Cadius II proibiu que os soldados romanos se casassem; ele acreditava que com os casamentos seus soldados iram optar por ficar em casa com suas esposas e filhos a ir para lutar nas guerras.

O padre Valentine então, sendo contra o decreto, casava os soldados escondidos. Por este motivo ele acabou sendo preso e julgado à morte, que aconteceu no dia 14 de fevereiro. Enquanto preso, os jovens jogavam flores e bilhetes para o padre, dizendo ainda acreditavam no amor.

Assim, ele conheceu a filha do carcereiro e os dois se apaixonaram. Seu amor era tanto por ela e sua fé era tamanha que milagrosamente curou a cegueira dela.  Após sua morte, Valentine foi considerado santo e a data ficou para honrar sua memória.

Valentine’s Day é comemorado nos Estados unidos, Austrália, Canadá, Londres, Itália, Dinamarca, França, Austrália, vários países da América do Sul como México, Costa Rica, Peru, Equador, e até mesmo na Ásia e no Sudeste Asiático, entre outros lugares ao redor do mundo.

Na Coréia do Sul e no Japão quem faz a vez de presentear é a mulher, que geralmente agrada o amado com flores e chocolates (presentes clássicos para essas datas). Já na Índia, Singapura e na Tailândia, por exemplo, a troca de presentes acontece entre o casal, amigos e familiares próximos.

O Iraque, quem diria, está cada vez mais aderindo ao Valentine’s Day e a comemoração por lá esta ficando mais comum. O mesmo vem acontecendo na Cisjordânia.

Outro fato interessante (que o Guia dos Curiosos contou pra gente e a Limão conta pra vocês) sobre essa data é que cerca de 35 milhões de chocolates, em formato de coração, são vendidos no mundo inteiro. O número de balas então chega a marca de 8 bilhões de vendas, sendo que se fossem enfileiradas dariam a distância dos Estados unidos até a Itália.

Em 14 de fevereiro, Viena, cidade italiana e cenário de “Romeu e Julieta” de Shakespeare, recebe milhares de cartas endereçadas para Julieta. Nos Estados Unidos é vendido 1 bilhão de cartões sendo o segundo feriado mais comemorado por lá, ficando atrás apenas do Natal em números de cartões trocados.

Muitos consideram esta data comercial demais, servindo apenas para as empresas alavancarem suas vendas (o que não deixa de ser verdade). O mesmo acontece com o dia dos namorados aqui no Brasil, que curiosamente e propositalmente foi formulada para impulsionar o comércio em junho (mas isso já é assunto para outro dia).

Comercial e estratégica para as empresas ou não, este é apenas mais um dia para reforçar e encher com alguns mimos (a mais, claro) a pessoa amada. Afinal quando se ama e é amado, todo dia é dia de demonstrar para o eleito/a (e para os amigos do FB e Insta) todo seu amor, seja com cartões, flores, chocolate ou em pequenos gestos como um abraço, um beijo ou um simples olhar apaixonado.

A Limão Cravo que está no clima de “Love is all you need” deseja a todos Happy Valentine’s Day!

1608751_723410134345597_2125218663_nThauana Teoro: Formada em Relações Públicas, viciada em whatsapp, música boa e samba do bom. Apaixonada por marketing e comida japonesa. Roedora de unhas ansiosa, comunicativa, chegada em uma cervejinha e maníaca por dieta.

Deixar uma resposta