Branded Content: conheça 4 histórias de sucesso de empresas de grande porte

História de Sucesso de Grandes Empresas

Sua empresa entende bem quem é sua persona, tem um bom relacionamento com seu público e produz conteúdo relevante para ele. Porém, mesmo que você consiga gerar vendas, parece que a audiência não entende direito qual é a essência da sua marca. Se esse é o seu caso, talvez seja interessante adotar uma estratégia de branded content — ou conteúdo de marca.

Mesmo que o branding ajude a construir a identidade da marca, o branded content serve para que ela seja reconhecida ou reposicionada no mercado. Consiste na produção de conteúdo relevante, despertando o interesse da persona e mostrando os valores que a marca deseja transmitir. É uma campanha pontual que normalmente protagoniza a vida do prospect, gerando empatia e viralizando na internet.

Quer agregar valor à sua marca, conectando-se com a audiência e gerando uma lembrança espontânea nos seus clientes e potenciais consumidores? Então, inspire-se nessas 4 histórias de sucesso que empresas gigantescas fizeram usando o branded content:

1. Abbott

A empresa de medicamentos, produtos nutricionais e dispositivos médicos mostrou como essa estratégia é excelente para a área médica. Como o branded content, ao contrário do marketing de conteúdo, não tem finalidade direta nas vendas, mas sim em apontar o posicionamento da marca, o pessoal da Abbott criou a campanha “Fuller Life” — a vida mais completa, em tradução livre.

O objetivo dessa estratégia foi divulgar histórias reais de pessoas que enfrentam algum desafio médico, mas escolhem levar a vida com liberdade. Em parceria com a BBC, essa campanha se tornou uma série da BBC Capital e apresentou o conceito da marca como empresa de saúde global.

2. O Boticário

Líder no ranking das marcas mais bem faladas no Brasil, O Boticário é pioneira em inovações na área de comunicação há décadas, sendo também a primeira empresa brasileira a fazer merchandising em uma novela. Com a ajuda de uma agência nas suas ações de marketing e comunicação, a empresa conta com diversas ações de conteúdo de marca.

A empresa de cosméticos já organizou um baile para debutantes carentes e, em 2017, criou uma websérie homenageando São João e o músico nordestino Luiz Gonzaga, alcançando quase 6 milhões de acessos. Com valores ligados à essência da beleza, a empresa fortaleceu a imagem da marca, melhorando a experiência do cliente, além de perceber resultados indiretos, como um aumento exponencial de vendas.

3. Red Bull

Quase sem erros na divulgação da marca, a Red Bull entende perfeitamente quem é sua persona e como se conectar com ela. Com foco em esportes radicais e inusitados, a marca investe cerca de 30% de sua receita em marketing. Com ações diversificadas de branded content, a empresa patrocina atletas e promove campeonatos como a Red Bull Air Race (corrida de aviões).

Em 2012, eles realizaram o Red Bull Stratos, projeto que desafiou um paraquedista a saltar de aproximadamente 40 quilômetros de altitude — ou seja, da estratosfera. A ação foi transmitida ao vivo pelo Discovery Channel, teve mais de 8 milhões de acessos no YouTube e foi notícia em mais de 30 canais de TV, isso sem contar os milhões de tweets que falaram sobre o assunto.

4. Volkswagen

Com uma ação para divulgar a saída de linha de um dos principais veículos da empresa, a Volkswagen criou uma emocionante campanha de branded content com o vídeo de despedida da Kombi. Simulando um testamento deixado pelo veículo para seus usuários, o grande diferencial foi a facilidade em criar empatia entre o público e a marca.

Viu como você pode usar o branded content para promover a sua marca de forma criativa e inovadora, conectando-se com seu público por meio de conteúdo relevante?

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer essas histórias de sucesso!

Deixar uma resposta