Como medir o ROI de marketing das ações da sua empresa?

Qual é a melhor forma de saber se uma estratégia está funcionando? Se você respondeu “medindo os seus resultados”, acertou!

No mundo do marketing e da comunicação, tão importante quanto saber definir suas estratégias é saber como mensurar os resultados alcançados — o famoso ROI de marketing. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre a métrica!

Afinal, o que é ROI de marketing e por que ele é tão importante?

Comumente usada entre os profissionais da área, a sigla ROI nada mais é do que uma abreviação de “Return over Investment“, que, em português, significa “retorno sobre o investimento”. Basicamente, trata-se de uma métrica que ajuda você, empresário, a descobrir quanto dinheiro está ganhando ou perdendo a cada investimento realizado pela sua empresa.

Muito mais do que um simples número, o ROI de marketing é extremamente importante porque ajuda você a entender quais estratégias funcionam melhor. Assim, ao analisá-lo, o gestor consegue ter mais clareza sobre o que realmente funciona e sobre como direcionar os recursos para as ferramentas que geram os melhores resultados.

Ou seja: em um exemplo bem simples, deixar de calcular o ROI é a mesma coisa de fazer uma dieta sem se pesar ou tirar medidas. Por mais que o espelho o ajude a dizer se emagreceu ou não, você jamais saberá se a estratégia nutricional está realmente funcionando da melhor maneira. Não vale a pena, não é mesmo?

Como calculá-lo?

Muita gente acaba deixando de calcular o ROI de marketing porque pensa que será demasiadamente trabalhoso. Nada disso! A fórmula mais simples para calcular esse indicador requer apenas duas informações: o lucro obtido a partir do investimento e os custos relativos ao investimento em questão. Observe:

ROI = [(lucro obtido a partir do investimento – custos relativos ao investimento em questão)/custos relativos ao investimento em questão] x 100

Apesar de extremamente simples, essa fórmula é bastante poderosa e pode ser usada para avaliar a eficiência de qualquer investimento realizado na área de marketing. Mas lembre-se: devem ser considerados apenas os custos e a receita gerada a partir de um único investimento. O cálculo não funcionará corretamente se você tentar avaliar mais de um investimento por vez.

Outro aspecto importante é manter a organização. Para que o ROI de marketing apresente um resultado compatível com a realidade da sua empresa, é fundamental registrar todo e qualquer custo ou retorno obtido. Isso mesmo! Até aquele pedacinho de laço usado para embrulhar o brinde entregue aos clientes importa.

Como analisar o ROI de marketing?

A análise do ROI de marketing envolve muitas variáveis, mas, basicamente, é possível resumi-la a algumas perguntas:

  • os resultados que planejei alcançar foram alcançados?
  • há algum outro investimento que, mesmo sem que eu imaginasse, acabou gerando retornos melhores?
  • meus investimentos podem ser mais bem aplicados de algum outro modo?

De forma simples, essas três perguntas ajudarão você, e a sua equipe, a ter uma visão geral do setor de marketing e comunicação e a investir de forma mais inteligente na prospecção de clientes e na divulgação da sua marca.

E, então, gostou das nossas dicas e explicações sobre o ROI de marketing? Não deixe de registrar a sua opinião nos nossos comentários! Ela nos ajudará a melhorar e a produzir conteúdos cada vez mais pertinentes para a sua empresa!

Deixar uma resposta