Como fazer um plano de comunicação estratégica em grandes empresas?

165221-como-fazer-um-plano-de-comunicacao-estrategica-em-grandes-empresasNão necessariamente montar um plano de comunicação para pequenas empresas é uma tarefa simples. No entanto, planejar ações e estratégias de comunicação em grandes empresas pode se revelar uma missão bastante complexa até para os profissionais mais experientes do mercado.

De qualquer forma, principalmente nas grandes empresas, visando realmente gerar valor para as vendas e para o lucro da organização, montar um criterioso plano de comunicação é imprescindível, na medida em que a variedade de ações a serem realizadas pode ser muito grande. Ficou tenso? Pois não se preocupe!

Neste post, apresentamos informações essenciais sobre o que você precisa saber para se dar bem na criação de um belo plano de comunicação estratégica em grandes empresas. Acompanhe a leitura e confira!

O que é um plano de comunicação?

Em linhas gerais, ele serve para definir ações específicas que serão conduzidas em determinado período — anual, semestral, trimestral ou mensal —, a fim de facilitar, entre outros aspectos, o planejamento prévio, o dimensionamento de verbas e os esforços das equipes e dos fornecedores envolvidos em cada uma dessas ações.

Normalmente, o plano de marketing e comunicação é desenvolvido com foco em questões como o posicionamento estratégico da marca ou de um produto específico. Também pode incluir informações sobre o mercado de atuação, os concorrentes e os fatores relevantes da economia que possam influenciar na execução do plano.

Por que é importante montar um plano de comunicação em grandes empresas?

O principal motivo de se criar um plano de comunicação é o de atingir determinadas metas e objetivos. Quando se define resultados esperados para um período anual, por exemplo, é necessário identificar as maneiras para chegar lá — e o plano de marketing (ou de comunicação) é exatamente o mapa que vai guiar sua equipe nos esforços para atingir cada uma das metas.

Além disso, o plano é fundamental para dimensionar adequadamente a equipe envolvida, identificar a necessidade da contratação de parceiros e fornecedores e também fazer a projeção de investimentos para cada ação sugerida no plano.

Em grandes empresas, planejar, dimensionar, projetar e orçar são ações ainda mais cruciais do que nas pequenas companhias, uma vez que, nestas últimas, existe mais flexibilidade e agilidade para eventuais mudanças que venham a ocorrer no meio do caminho. Assim sendo, para ser grande — e se manter crescendo — é preciso planejar e executar com disciplina e eficiência.

Como fazer um plano de comunicação estratégica?

Para grandes empresas, como mencionado, o ideal é partir de objetivos e metas traçados para um determinado período. Nesse sentido, você pode partir de um cronograma básico, que destaque as datas mais importantes do período selecionado de acordo com as características do seu negócio.

Outro ponto de partida também bastante válido é a análise de mercado, na qual é possível identificar oportunidades de atuação, pontos positivos e negativos na operação da concorrência, além de tendências e novidades. Além disso, é indispensável estudar e conhecer seu público a fundo, entendendo seu comportamento, seus gostos e suas necessidades, no intuito de aumentar o caráter certeiro do seu plano de comunicação.

Na hora de montar o plano, é fundamental ter a noção completa das ações a serem realizadas dentro de determinado espaço de tempo, considerando a análise de mercado e, principalmente, o perfil do consumidor ou do público-alvo da sua operação.

Cada ação terá o seu papel dentro da estratégia geral, sendo traçada para atingir os objetivos principais da sua empresa. Portanto, é preciso que todos tenham conhecimento das metas a serem atingidas para pavimentar com mais eficiência o caminho da companhia até elas.

Gostou deste artigo sobre plano de comunicação estratégica? Caso esteja em busca de mais informações relevantes sobre planejamento e comunicação corporativa, vale a pena conferir também este outro post sobre por onde começar na criação de identidade visual da empresa. Boa leitura!

Deixar uma resposta