Cores

Tendo em vista as cores como luz, a cor branca é a sobreposição de todas as cores primárias, enquanto o preto é o oposto, ou seja, é a ausência de luz.

A ciência que estuda as cores, é chamada de colorimetria. Essa ciência desenvolve métodos de quantidade de cor onde é estudado o tom, saturação e a intensidade da cor.

As cores possui três escalas, sendo elas primárias (vermelho, azul e amarelo), secundárias (formado por duas misturas de cores primárias – roxo, laranja e verde) e terciárias (mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias).

A sensação denominada ‘’temperatura das cores’’ (criada pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt 1832-1920), possui outras classificações segundo as tonalidades, cores neutras por exemplo possuem pouca reflexão de luz (tons de cinza e marrom), já as cores quentes, são as cores que possuem uma sensação de calor, e que estão associadas ao sol (laranja, amarelo e vermelho são considerados cores quentes) e as cores frias, é o oposto das quentes, ou seja, transmite a sensação de frio e tranquilidade (entre essas cores consideramos o azul, verde e violeta que trazem essa sensação de seriedade).

As cores são percepções visuais, que através das células cones dos olhos transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto para o sistema nervoso. Por isso dizemos que os objetos não possuem cores, pois a cor corresponde a sensação interna que é provocado por estímulos físicos da natureza.

 

Sendo assim a cor que o objeto apresenta ao ser incidido por uma luz, coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e assim visíveis ao olho humano.

limao post insta 07-02-18

Deixar uma resposta