Afinal, por que o e-mail corporativo é importante para a marca?

Como os usuários enxergam a sua marca? A internet se tornou aliada na busca de novos negócios e as novas formas de consumo trouxeram hábitos diferentes na hora de se relacionar online. Por isso, o modo como a sua empresa se posiciona nesse canal diz muito sobre o seu negócio e o e-mail corporativo é o cartão de visitas da sua empresa.

Ao iniciar um negócio, alguns empreendedores optam por utilizar e-mails pessoais ou criam apenas um e-mail gratuito em provedores como o Gmail e Yahoo. Por mais que essa escolha seja fácil, esse tipo de endereço não oferece profissionalismo à sua marca.

Por esse motivo, neste post, mostraremos por que utilizar o e-mail corporativo é importante para a sua marca e ensinar como você pode criar uma para a sua marca. Confira!

Possui uma identificação mais fácil

O primeiro benefício que um e-mail personalizado traz é a identificação. Usuários recebem dezenas de e-mails por dia e muito deles leem o assunto do e-mail e o remetente para decidirem se abrirão ou não aquele conteúdo.

Por isso, imagine mandar um e-mail com o seu nome@gmail.com ou então onomedasuaempresa@gmail.com. Ao perceber isso, o usuário pode ter a impressão que a sua marca não é séria ou então que o conteúdo enviado é um vírus.

Com um e-mail profissional e um domínio próprio, qualquer departamento ou pessoa já será identificada como pertencente a sua empresa. Essa identificação pode facilitar a abertura dos e-mails por parte dos usuários, além de fortalecer o branding da marca.

Passa mais credibilidade

Além de identificar o seu negócio, o e-mail personalizado gera uma credibilidade instantânea. O domínio mostra a um cliente que sua empresa realmente existe e que ela investe em ferramentas para tornar o seu negócio mais profissional.

É acessível

Engana-se quem acredita que só grandes marcas podem ter domínios próprios. Os e-mails corporativos não são caros e muitas vezes são oferecidos em conjunto com a hospedagem de um site.

Por isso, se a sua empresa já possui um website, provavelmente ela tem direito a um ou mais e-mails personalizados. Se esse for o seu caso, confira com a empresa que hospeda o seu site.

Traz inúmeras funcionalidades

O e-mail corporativo possibilita a criação de uma conta para cada funcionário, mas todos com o mesmo domínio da empresa. Essas contas podem ficar vinculadas a outras contas principais — como, por exemplo, dos gestores de cada área.

Desse modo, os e-mails podem ser encaminhados para todos os funcionários de um setor, o que pode facilitar as respostas e deixar todos os colaboradores cientes de todas as situações envolvidas.

Possibilita maior organização

Utilizar e-mails pessoais dificulta a organização das demandas por equipes. A possibilidade de criar várias contas em um domínio profissional ajuda a organizar o seu negócio, atribuir prioridades e favoritar remetentes.

Como exemplo, é possível citar que cada equipe receberá e-mails do seu setor e por eles será responsável. A equipe de marketing terá um e-mail, a equipe do financeiro outro, e assim por diante.

Bônus: aprenda a criar um e-mail corporativo

O primeiro passo para possuir um e-mail personalizado é ter um domínio próprio. Depois disso, é preciso escolher endereços simples e fáceis para facilitar a vida dos funcionários e dos clientes.

Uma dica é utilizar o primeiro nome de cada funcionário. Essa é uma boa escolha para empresas que não têm grandes equipes e os e-mails ficariam assim: seunome@oseudomínio.com.

Já outra possibilidade é utilizar o nome do funcionário + setorEm alguns casos, como em grandes empresas, por exemplo, pode ser interessante juntar o nome do funcionário e o setor em que ele trabalha. O resultado ficaria: nome.financeiro@seudomínio.com.

Há outras regras que devem ser seguidas na escolha de um e-mail. Evite sequências numéricas que podem confundir os usuários e não use acentuação, pois alguns provedores não reconhecem esses caracteres.

Como você pode perceber, o e-mail corporativo pode fazer a diferença na sua empresa e tornar a comunicação mais profissional. O uso dessa ferramenta só tem a somar na rotina da sua empresa e na reputação dela no mercado.

Se você quer saber mais ou ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contatoconosco. Teremos o maior prazer em ajudar!

Deixar uma resposta