Saiba o que é uma brand persona e mude os rumos da sua empresa

Você já deve ter percebido que, para as empresas obterem vantagem competitiva e gerarem um engajamento melhor com o público, é preciso sair da mesmice e inovar, não é mesmo? Já considerou incorporar em seu negócio uma brand persona?

Para que você entenda um pouco melhor sobre o assunto e consiga melhorar o seu plano de comunicação, vamos tirar algumas das principais dúvidas sobre esse conceito. Acompanhe a leitura e confira!

Afinal, o que é brand persona?

Em se tratando das definições utilizadas no marketing, provavelmente você já deve ter ouvido falar em buyer persona, não é verdade? No entanto, a persona relacionada ao brand assume um outro significado e também tem grande importância para as organizações.

Basicamente, trata-se do ato de criar uma persona que tenha identidade com a marca e torne a interação entre os clientes e a empresa mais humanizada. Com isso, vale destacar que é uma tendência inerente ao marketing digital e que tem o poder de oferecer relevância no contato com a sua marca.

Por que devemos considerar como algo importante para as empresas?

Se você tem a pretensão de crescer, gerando autoridade e engajamento com o seu público-alvo, torna-se fundamental pensar em qual será o tom de voz empregado à marca nos meios digitais. Afinal, ao incorporar características bem desenvolvidas e aliadas a uma estratégia coerente, fica mais simples de atrair a atenção para os seus produtos ou serviços.

É importante lembrar que os consumidores estão cada vez mais conectados e sabem muito bem o que querem na hora de comprar, por isso, vale a pena alinhar os propósitos da empresa com os interesses das pessoas. A Magazine Luiza e a Netflix, por exemplo, são empresas que usam muito bem suas personas para divulgar seus serviços de maneira inteligente, criativa e inovadora.

Quais as dicas para criar uma brand persona?

Tendo em mente que é preciso acompanhar as tendências de mercado para não perder espaço diante da concorrência, preparamos uma pequena lista com três dicas que não podem faltar na hora de criar a sua brand persona:

1. Faça uma análise interna

Antes de mais nada é essencial identificar quais são os valores, a missão e a visão determinados pela empresa na hora de desenvolver uma persona eficaz. É preciso alinhar os objetivos da marca com a linha de raciocínio empregada na persona, a fim de dar um tom específico às soluções que ela oferece.

2. Coloque a essência da marca

Uma das situações que mais fazem o público interagir e se tornar um verdadeiro evangelizador da marca, é quando notam que é forte a essência da empresa na comunicação. Se você presta serviços para uma indústria farmacêutica, por exemplo, vale reforçar a importância de se manter saudável para aumentar seu bem-estar e qualidade de vida.

3. Considere a opinião do seu público-alvo

Se normalmente para desenvolver algo relevante já é imprescindível acompanhar o que os clientes têm a dizer, imagina quando o assunto é brand persona. Por meio de pesquisas de mercado, comentários nas redes sociais e das reações às campanhas, fica mais fácil moldar o tom de voz empregado para atender as dores evidenciadas pelos clientes.

Para concluir, compreenda que o desenvolvimento de uma brand persona é a oportunidade que precisa para otimizar as estratégias da empresa e fazer com que a divulgação tenha a excelência que espera.

Gostou deste miniguia sobre brand persona? Então aproveite a visita ao nosso blog e leia também sobre o conceito de employer branding para entender o poder que isso exerce nas empresas!

Deixar uma resposta