Por que e quando você deveria investir em reposicionamento da marca?

Reposicionamento da marca

Trazer novas qualidades sobre produtos e serviços, apresentar propósitos diferentes ou entrar em um mercado inovador: o reposicionamento de marca tem muitas funções. Trata-se de uma mudança na imagem da empresa após trabalhar na criação da marca. Entretanto, essa não é uma ação apenas para tempo de crises.

Também conhecido como rebranding, o reposicionamento de marca é importante em diversos momentos para que as estratégias de marketing sejam coerentes e tenham alto desempenho. Isso significa alinhar o posicionamento à brand persona de forma impactante e positiva.

Veja, a seguir, se é hora de apostar nessa estratégia e inspire-se com dicas e histórias. Boa leitura!

Descubra se é hora do reposicionamento de marca

Para saber se chegou o momento de trabalhar o reposicionamento de marca, antes de mais nada, é preciso sinceridade. Não adianta desenvolver uma nova postura e criar uma campanha para divulgar a mudança se ela não tem consistência.

Para fortalecer o novo propósito, é preciso ter propostas diferentes. Alguns indicadores mostram quando se deve implementar o rebranding. Exemplos:

  • baixa lucratividade ou prejuízo: revertendo a situação e desvinculando a marca de características negativas;
  • mudança da brand persona: descobrindo outros interesses e incluindo novos perfis de clientes;
  • novos produtos, serviços ou segmento de mercado: adaptando os objetivos de acordo com as novas necessidades;
  • alteração na gestão da empresa ou perspectiva de desenvolvimento: alinhando a imagem às distintas aspirações;
  • situação polêmica ou crise: possibilitando um ressurgimento da marca que contorne o cenário.

Use algumas dicas e atalhos para o rebranding

Se você definiu que é hora de modelar uma nova imagem, trazendo novos atributos para a sua marca, pode seguir esses passos. Veja.

Pesquisar o mercado

Descubra como a empresa é percebida e o papel da concorrência. Faça uma análise SWOT e veja quais são as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas.

Só é possível promover mudanças se você descobrir o que funciona e quais inovações destacarão a sua marca. Afinal, essa é a forma mais eficiente de gerar visibilidade com rebranding.

Descobrir detalhes da audiência

Seja o mesmo público que mudou ou uma nova brand persona, é importante saber quais desejos, interesses, problemas e objeções representam seu cliente ideal.

Você pode usar essas informações para abordar seus prospects de forma cativante, inclusive usando técnicas de branded content.

Comunicar as mudanças

Faça um estudo das cores para que a transição visual seja gradativa. Assim, fãs e consumidores acompanham a marca mesmo após a transição.

De qualquer modo, é importante fazer um planejamento estratégico do reposicionamento para garantir que todos os envolvidos com a marca entendam a novidade com clareza.

Acompanhar resultados

Um plano de sucesso precisa ser documentado e ter métricas para assegurar que o rebranding alcançará o sucesso.

Lembre-se de monitorar as ações para assegurar que a nova imagem da empresa está associada às mudanças da identidade visual. Desta maneira, é possível promover melhorias continuamente.

Inspire-se em estratégias de sucesso

Nem só de boas novas surge o reposicionamento de uma marca. A Havaianas, por exemplo, precisou trabalhar a imagem para abranger diferentes públicos. Associada como alternativa de sandálias para pessoas de baixa renda, a marca decidiu mudar os atributos, criando uma linha voltada para a classe média em 1994. O resultado foi o fortalecimento do conceito inovador.

Entretanto, não é necessária uma crise para mudar. A Natura, pioneira em ações de merchandising com excelente trabalho de marca, escolheu resgatar o patrimônio nacional, associando-o a valores como equilíbrio, transparência e humanismo. Mais moderna e leve, a imagem foi aceita pelo público e resultou na ampliação da visibilidade.

Como você conferiu, o reposicionamento de marca é um trabalho importante para diversas situações. Aposte nessa estratégia para informar uma mudança no posicionamento da sua empresa.

Conte com a ajuda de profissionais de marketing para garantir o sucesso das suas ações e lembre-se de que essa metodologia só é válida se de fato houver mudanças.

Agora que você conferiu a importância do reposicionamento de marca, talvez tenham surgido dúvidas, certo? Entre em contato conosco! Gostamos de pensar em soluções criativas para os negócios de nossos clientes e parceiros!

Deixar uma resposta