Gestão de marca: como medir a performance da imagem empresarial?

Performance da Imagem Empresarial

Você sabe como medir a performance e o desempenho da sua marca? Saiba que a gestão de marca é essencial para o sucesso de uma organização. A construção do branding passa pela criação da identidade visual, mas precisa ser aplicada continuamente em todas as ações que envolvem a empresa.

A construção de uma imagem começa com uma identidade que mostre ao cliente o que aquela marca representa. Porém, os esforços não devem acabar aqui. É necessário trabalhar essas características, buscando alinhar os objetivos do negócio, público-alvo e atuação de concorrentes no mercado.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue lendo este texto!

Qual a importância da gestão de marca?

Por que marcas do mesmo segmento têm reconhecimento diferenciado? Certamente, uma trabalha melhor a gestão de marca do que a outra. O trabalho de branding é importante, pois gera valor e, quando falamos de valor, não nos referimos apenas aos valores financeiros, mas falamos também do valor agregado ao produto. É por esse motivo que a Apple consegue vender um celular com as mesmas funcionalidades que um celular da Samsung, porém, com um valor muito superior.

Uma das formas de alcançar uma gestão eficaz é realizando pesquisas de mercado para entender o que o consumidor está procurando e como ele vê a sua empresa. Assim, será possível entender o público-alvo, avaliar como a marca está se desenvolvendo e mostrar os diferenciais ao seu público.

O que é a gestão de marca?

Gestão de marca, ou branding, é o processo que cria e desenvolve uma marca segundo a maneira com que ela deve ser identificada pelo público. É uma construção de identidade que vai além dos produtos ou serviços que uma empresa oferece, concentrando-se nas propostas e missões que uma marca se propõe a fazer.

Ter uma gestão de marca eficiente é conseguir relacionar conceitos à sua empresa. Por exemplo, a Google pode ser relacionada com o conceito de inovação, já a Ferrari identifica-se com o conceito de poder. Um bom trabalho de branding consegue valorizar e deixar uma companhia mais lembrada, mesmo que o produto ou serviço oferecidos por ela não sejam os melhores do mercado.

Veja como construir um processo de gestão de qualidade:

Documentar ideias e processos

Uma das premissas do marketing é que tudo deve ser documentado. De fato, as primeiras ideias e ações, normalmente, nascem em uma reunião de brainstorm, mas isso não significa que essas informações não podem ser documentadas.

Tudo o que for colocado em prática e for testado precisa ser anotado. Isso auxilia as próximas ações e faz com que outras pessoas da empresa fiquem cientes de tudo que já foi desenvolvido naquela área.

Definir identidade visual e tom de voz da marca

Definir e consolidar uma identidade visual é o primeiro passo para uma gestão de sucesso. O público não conseguirá lembrar da sua marca, caso você realize reposicionamentos de marca periodicamente.

Além disso, a construção da identidade envolve o estudo da persona e a identificação do tom de voz da marca. Isso significa que, se você vende para um público jovem, pode tratar assuntos de forma coloquial e até usando memes.

Observar concorrentes e tendências

Observar a concorrência é muito importante para entender como ela está trabalhando e o que está funcionando ou não. Isso será uma fonte de dados importante para que, depois, sua marca construa os próprios passos.

Também é importante ficar ligado nas tendências do seu setor. Empresas que ficam paradas no tempo perdem para novas marcas, que, mesmo com pouca experiência, têm coragem para ousar e inovar!

Como realizar esse trabalho?

Construir uma marca sólida requer tempo e conhecimento. O branding começa a se desenvolver com um designer, mas existem outros profissionais e processos nessa construção.

Ao contratar uma agência, você terá a certeza de que o trabalho está sendo realizado da melhor forma possível. Afinal, os envolvidos têm expertise para desenvolver aquele projeto.

Além disso, uma agência consegue identificar, com mais facilidade, quais os pontos fortes e fracos para a gestão de marca e consegue mensurar e transformar dados brutos em resultados simples em um relatório.

Portanto, se você está à procura de um trabalho focado na inovação e na criatividade, entre em contato conosco.

Deixar uma resposta