Por que a identidade visual vai ser relevante também na internet?

Identidade Visual na Internet

Você já deve ter ouvido falar naquela velha afirmação de que a primeira impressão é a que fica, não é verdade? No contexto empresarial, a identidade visual contribui bastante para causar uma boa imagem.

É interessante deixar claro que identidade visual não corresponde apenas a um logotipo bonito ou tipografia diferenciada, mas em estratégias que promovem uma verdadeira experiência sensorial aos clientes.

Para tanto, a fim de melhorar o marketing e a comunicação da sua empresa, trouxemos algumas das principais vantagens de otimizar a identidade visual do seu negócio na internet. Acompanhe a leitura e confira!

Proporcionar fácil reconhecimento da marca

Pensando em um plano de comunicação estratégica, é preciso levar em conta os mínimos detalhes, afinal, ninguém quer perder participação de mercado. Para obter um reconhecimento de marca coerente com os objetivos da empresa, vale a pena apostar em uma identidade visual bem construída e que será o alicerce para novos negócios.

Na internet, quando o design utiliza os elementos presentes na cultura da empresa, fica muito mais simples elevar o poder da marca e proporcionar uma identificação do público com o produto ou serviço. Um ótimo exemplo disso é a Coca-Cola, pois, em qualquer lugar do mundo que esteja, é quase impossível não reconhecer a silhueta da garrafa.

Passar uma imagem confiável

Não basta apenas ter um atendimento exemplar e vender produtos com inovações tecnológicas se a sua identidade visual não está adequada ao empreendimento. Tendo em vista que as pessoas costumam associar a imagem de uma empresa à qualidade do serviço prestado, se você agir como manda o figurino, terá mais facilidade para conquistar a simpatia do consumidor.

Entenda que a identidade visual será um complemento das ações implementadas na organização, ou seja, a imagem colocada para representar o seu negócio estará diretamente ligada à percepção das pessoas.

Se as estratégias forem bem-sucedidas, a tendência é que a marca tenha potencial de alcance muito grande e possa, inclusive, ser referência no mercado, como aconteceu com a Brastemp.

Atrair o público certo

Uma habilidade que qualquer pessoa precisa para realizar a divulgação e a publicidade da empresa é saber atrair o público-alvo da melhor maneira possível. Perceba que, com o desenvolvimento de uma boa identidade visual, o negócio ganha personalidade e autoridade de mercado.

Com isso, os clientes terão noção do que vão encontrar no seu estabelecimento, seja no ponto de venda presencial, seja no ambiente online. Compreenda que o público precisa se dar conta do que você está oferecendo. Por isso, a construção de uma imagem objetiva e diferenciada é essencial para que a marca seja lembrada.

Gerar uma experiência de consumo melhor

Por fim, o desenvolvimento de uma identidade visual que esteja de acordo com as demandas de marketing da empresa faz com que a experiência de consumo seja cada vez melhor. Quanto mais simples for para o cliente reconhecer a sua marca, mais chances você terá de fazer com que a percepção em torno do produto ou serviço gere o sentimento de pertencimento.

Convém lembrar que uma experiência agradável faz com que o gatilho mental da reciprocidade seja ativado, aumentando, assim, a probabilidade de o seu negócio ter repercussão positiva. Além disso, se o público gostou do atendimento, provavelmente voltará a comprar com você. Para isso, é importante que a imagem da empresa esteja gravada na mente das pessoas.

Portanto, para tirar proveito da identidade visual na internet, utilize das melhores práticas em cada plataforma, abuse da criatividade em seu perfil, fale a mesma língua em todos os canais de comunicação e, se possível, conte com a ajuda de profissionais gabaritos no assunto.

Se você gostou deste post, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as novidades. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn!

Deixar uma resposta