Reputação x imagem da marca: você precisa saber diferenciá-las

Reputação x Imagem da Marca

Você sabe como anda a reputação da sua empresa? E a imagem da marca? Se você pensou que as duas perguntas se referiam a um mesmo conceito, este texto é para você. Muitas pessoas utilizam os conceitos como se fossem sinônimos, quando, na verdade, eles possuem significados diferentes.

Ambos são características intangíveis de uma marca, porém o que os difere é a construção de cada um. Eles podem ser complementares, uma vez que uma imagem de marca forte pode melhorar a reputação de uma empresa e vice-versa.

Neste post vamos explicar as diferenças entre as duas e qual a importância de diferenciá-las. Para entender melhor sobre este assunto, continue lendo!

Imagem da marca x reputação: quais as diferenças?

Ao criar uma marca, uma empresa está definindo conceitos palpáveis e não palpáveis. A marca não é definida apenas pelo nome, logotipo, cores e fontes, ela também transmite ideias, estilo de vida e sensações aos consumidores. As pessoas começam a comprar e identificar-se com a marca justamente pela sua imagem e reputação, por isso é tão importante entender esses conceitos.

Imagem da marca

Quando um cliente compra em uma loja pela primeira vez, ele toma decisões baseadas nas suas primeiras impressões — aspectos físicos, localização, atendimento e preço. Além disso, ele leva em conta opiniões de outras pessoas que já conhecem aquela marca. Depois dessa experiência, seja ela boa ou ruim, o consumidor define em sua mente qual a imagem da marca para ele.

No entanto, uma imagem negativa não significa necessariamente uma má reputação. Dessa forma, fica claro que a imagem tem relação com as experiências dos usuários com as empresas. É por isso que esse conceito varia tanto de pessoa para pessoa, pois cada cliente julga uma característica como ideal.

Reputação

A reputação é o resultado do somatório de várias imagens que, ao longo do tempo, stakeholders e funcionários têm em relação à marca. Esse conceito é tudo que a marca constrói pela vida e a história que todos narram da empresa. Além disso, a reputação também é mensurada pelo conjunto de percepções do público sobre as ações da instituição e o alinhamento entre o prometido e o que é entregue.

Por exemplo, uma empresa que teve a sua reputação manchada e que provavelmente será lembrada durante anos pela má reputação é a Samarco. A mineradora esteve envolvida no maior desastre ambiental do Brasil que causou danos ainda não reparados à região afetada.

De forma positiva, a gigante Unilever é um caso de empresa que possui uma boa reputação e que a estende para outras marcas do seu conglomerado como Dove, Hellmann’s e Omo. Nesse caso, a presença das marcas menores fortalece a holding ao mesmo tempo que a autoridade da Unilever aumenta a reputação das marcas menores e menos conhecidas no mercado.

Por que é importante saber diferenciá-las?

Ao falarmos sobre os dois conceitos, nota-se que imagem e reputação devem andar juntas e serem complementares. Quando esses conceitos ficam alinhados, eles contribuem para a definição das estratégias da empresa e mostram como fidelizar consumidores antigos e atrair os novos.

Além da reputação e da imagem da marca, a identidade complementa os três pilares fundamentais para obter o sucesso. Sendo o conjunto de valores e missões da empresa, a identidade é como a empresa deseja ser vista, a imagem é como o público a enxerga e a reputação é a junção de todas essas características.

Algumas empresas possuem uma reputação invejável e por causa disso conseguem superar pequenas crises de imagem. Esse é o caso, por exemplo, de marcas que acabam tendo problemas em franquias pontuais e a história viraliza. Se nada for feito para sanar o problema pontual, como treinamento de funcionários, pedidos de desculpa público e mudança de posicionamento, toda a reputação da marca será manchada por um problema específico.

Portanto, é importante saber exatamente a definição desses conceitos para melhorar o trabalho interno e externo de cada um. É preciso identificar danos pontuais e o que causa cada problema em relação à imagem para não prejudicar a reputação.

Se você quer melhorar a imagem da marca e a reputação da sua empresa, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudar!

Deixar uma resposta