Veja o que define e como é calculado o valor de uma marca

Calculo Valor Marca

Você já parou para pensar o que grandes empresas como a Amazon, Facebook, Visa, Google e McDonald’s têm em comum? Algo que certamente é evidente, além de serem gigantes em seus segmentos de mercado, é a presença forte e imagem bem posicionada. Para que o seu negócio também conquiste esse resultado, é preciso saber a importância do valor de uma marca.

O conceito de marca é abrangente e engloba, além dos elementos visuais como a logo e tipografia, outros parâmetros como a lembrança, valor percebido pela audiência, posição em relação à concorrência e também o faturamento. Como você verá a seguir, caso a empresa não tenha o capital aberto (situação em que o capital social é formado por ações), existem vários métodos para prever o valor de um negócio.

Como é calculado o valor de uma marca

Primeiro, é bom destacar que a marca é um ativo intangível da empresa. Em outras palavras, não é possível encontrar uma forma concreta de medir o valor de uma marca. Justamente por isso, também não há consenso ou fórmula pronta para determinar essa resposta.

Dentre as diversas formas, podemos destacar:

  • análise de acordo com o mercado: nesse método pegam-se empresas de um mesmo nicho e é avaliada a diferença do lucro entre uma marca forte e outra marca mais fraca. Isso porque se acredita que a força da marca foi a variável para determinar a diferença;
  • levantamento do patrimônio: já esse modelo parte do pressuposto que, se a marca é intangível, então o patrimônio total da empresa menos os ativos tangíveis resulta no valor de marca;
  • fluxo de caixa descontado (ou projeção): semelhante à anterior, essa análise calcula o fluxo de caixa descontado e faz uma projeção do potencial de crescimento do lucro da empresa para os próximos anos.

Quais fatores são avaliados

Afinal, o que é preciso considerar na gestão da marca para consolidar o valor do seu negócio? Alguns parâmetros são:

  1. Propósito: o novo consumidor é mais consciente, ele quer uma relação mais humana com a empresa. Para isso, o objetivo e os valores da marca ajudam na identificação do público.
  2. Comunicação: ver e ser visto. Empresas com alto valor de marca sabem se comunicar com clareza, se posicionar com personalidade, ouvir a audiência e interagir.
  3. Inovação: não é à toa que as empresas com maior valor de marca são da área da tecnologia. Entretanto, a estratégia é mais abrangente e inclui soluções criativas e surpreendentes para o público.
  4. Experiência: ponto-chave para o sucesso hoje em dia, trabalhar a experiência é fundamental para fortalecer uma marca. Entenda bem quem é sua brand persona, seja relevante e único.
  5. Defensores: outra característica de uma marca de alto valor é a formação de uma comunidade em torno da empresa e a manutenção desse público que falará da marca de forma espontânea. Isso incorpora o marketing de defensores.

Marcas valiosas

Segundo o ranking 2018 da Global BrandZ, as 9 marcas mais valiosas são:

  1. Google U$302.063.000;
  2. Apple U$300.595.000;
  3. Amazon U$207.594.000;
  4. Microsoft U$200.987.000;
  5. Tencent U$178.990.000;
  6. Facebook U$162.106.000;
  7. Visa U$145.611.000;
  8. McDonald’s U$126.044.000;
  9. Alibaba Group U$113.401.000.

Viu como o valor de uma marca está ligado aos lucros e crescimento da empresa? Mesmo assim, é importante entender que, embora o valor da marca dependa do aspecto financeiro, outros parâmetros como o relacionamento com o cliente, força e imagem da marca são fundamentais nessa valorização e impactam fortemente no cálculo.

Hoje o cliente está conectado, compra quando quiser e se quiser. Não são apenas produtos e serviços que ele busca, mas principalmente uma relação com a marca, algo que desperte o sentimento de identidade, coerência e empatia. Por isso o branding (gestão da marca) é uma estratégia poderosa para fortalecer o valor de uma marca.

Se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais empresas a desenvolver essa mentalidade baseada no bom relacionamento com o público, na criatividade com experiências surpreendentes e, claro, no foco em resultados!

Deixar uma resposta