Como os vídeos com smartphones impactam a produção audiovisual institucional?

smartphone audiovisual

É inegável reconhecer o crescente uso dos smartphones na produção audiovisual. Se antes essa utilização poderia representar amadorismo ou desleixo, atualmente, os smartphones são sinônimos de tendências e trazem qualidade e inovação para o audiovisual.

Os aparelhos celulares começaram a ser utilizados na década de 1970. De lá para cá, muitas evoluções aconteceram para permitir que aparelhos móveis deixassem de fazer apenas ligações e passassem a ser um meio para consumo de vídeos e, agora, para produção deles.

Se você quer saber mais sobre esse tema, continue lendo este texto!

Quais os impactos do uso do smartphone na produção audiovisual?

Certamente, podemos dizer que o celular é uma mídia que chegou para mudar os formatos de produção do audiovisual. Esse dispositivo abriu uma nova possibilidade para muitas pessoas produzirem e criarem o seu próprio conteúdo. Um exemplo dessa abrangência de produção é a criação do festival de micrometragens Cel.U.Cine que é dedicado a filmes feitos por e para celulares no Brasil.

Além disso, os conteúdos audiovisuais são o futuro da internet e já estão dominando o mercado e as redes sociais. Por isso, estar fora desse cenário pode não ser interessante para sua empresa.

De maneira geral, podemos destacar vários impactos positivos nessa mudança. Veja:

Acessibilidade

A acessibilidade é um dos impactos mais benéficos trazidos por essa mudança. Antes, era possível identificar empresas que tinham verba suficiente para contratar agências especializadas nesse tipo de produção.

Agora, é possível que qualquer empresa crie conteúdos audiovisuais de qualidade, sem a necessidade de grandes investimentos ou conhecimentos específicos. Além disso, essa facilidade colocou pequenas e médias empresas no mesmo patamar das grandes. Assim, esse material de qualidade poderá ser utilizado em estratégias de marketing digital e trazer bons resultados.

Diminuição de custos

A produção audiovisual por meio de smartphones impacta diretamente nos custos. Não há nenhuma outra ferramenta que apresente uma relação de custo-benefício tão atrativa quanto essa.

Sabemos que para montar um bom equipamento de filmagem é preciso o investimento em câmeras, lentes, iluminação, tripés e isso significa milhares de reais. No caso do smartphone, mesmo que o investimento seja alto, alguns modelos podem chegar a quase R$10.000,00, o valor será diluído entre os outros usos agregados do celular.

Utilização em novos meios

Os computadores estão sendo abandonados e os usuários estão preferindo utilizar os celulares. Isso significa que os hábitos de consumo estão mudando, por isso, os vídeos passaram a ser utilizados também na educação e treinamento das pessoas. Antes, a produção audiovisual tinha relação direta com a criação de vídeos institucionais ou propagandas para TV, mas agora ele permeia a rotina dos usuários.

Assim, empresas e instituições à frente dos concorrentes utilizam essa tecnologia para treinar equipes, disponibilizar cursos e aulas à distância, aumentando a produtividade e diminuindo custos.

Como produzir bons vídeos utilizando smartphones?

Os profissionais de comunicação já perceberam que os smartphones são os aparelhos do futuro. Afinal, por meio deles é possível fazer praticamente tudo nessa era digital. Porém, é preciso escolher o smartphone certo para que o trabalho seja realizado da melhor forma. Além disso, tripé, iluminação e microfones são indispensáveis para a melhora do resultado.

Em regra geral, dê preferência a celulares que gravem em FULL HD (1920×1080 pixels). Já é possível encontrar celulares que filmam em 4K (3480×2160 pixels), mas esse arquivo será muito pesado tanto para armazenar quanto para editar, aumentando o tempo de edição e pós-produção. É preciso avaliar se o vídeo a ser produzido demanda esse tipo de investimento ou não.

Como já citamos, itens acessórios como tripé, luz extra e microfone também são importantes. O tripé traz estabilidade para qualquer tipo de gravação; já a iluminação pode ser utilizada em ambientes internos e, por fim, o microfone deve ser utilizado em caso de filmagens com diálogos ou no caso de aulas e cursos.

Portanto, percebemos que é possível criar bons conteúdos com os smartphones. Além de um pouco de conhecimento em produção audiovisual, investir nos equipamentos certos e pesquisar o seu público são ferramentas que ajudarão a construir os resultados. Mas, lembre-se: caso você esteja procurando produções mais elaboradas, recomenda-se contratar especialistas. Se você quer saber mais sobre esse assunto, leia nosso post no blog!

Leave a Reply