Saiba o que é o mobile marketing e melhore a experiência do seu cliente

Assim como a internet é hoje um meio de comunicação fundamental para alcançar seu público, os acessos por smartphone deixaram de ser tendência para se tornar um hábito. Por isso, entender o que é mobile marketing e como oferecer a melhor experiência do usuário para os seus prospects e clientes é uma estratégia fundamental.

Neste artigo mostramos os fundamentos deste conceito e como esse recurso traz resultados impactantes para a sua audiência. Destaque a sua marca da concorrência criando um relacionamento diferenciado com o seu público e oferecendo excelentes experiências.

O que é mobile marketing?

Antes de falar deste conceito, é importante pensar no comportamento. Afinal, 69% dos brasileiros acima de 10 anos acessam a internet por smartphones e 74% usam o aparelho em alguma das etapas do processo de compras online. Isso mostra como você pode aproveitar a estratégia para otimizar seus resultados, independentemente do objetivo de marketing.

Foi assim que diversas técnicas se desenvolveram usando dispositivos mobile na estratégia de marketing. Entre elas estão o SMS marketing (mensagem de texto enviada para usuários cadastrados), uso de QR codes, desenvolvimento de aplicativos, campanhas de gamification (que usam o princípio das premiações para envolver a audiência), design do site adaptado às telas, Bluetooth marketing e campanhas em redes sociais.

Quais são as vantagens de implementar essa estratégia?

Com tanta diversidade, a estratégia mobile também conta com muitos benefícios como:

  • seu prospect provavelmente já confia no celular para realizar uma compra;
  • a comunicação se torna mais dinâmica e interativa;
  • é possível trabalhar estratégias de geomarketing, usando a localização do usuário;
  • a criação de campanhas que mesclam a experiência no smartphone com a realidade;
  • você tem acesso às informações que possibilitam entender melhor o usuário e agregar um diferencial para o time de vendas;
  • dá para desenvolver campanhas extremamente segmentadas.

Como despertar a emoção na relação de compra?

Com o consumidor cada vez mais consciente e informado, as estratégias também estão se aprimorando. Hoje a persona quer se relacionar com as marcas que escolhe, então é preciso imprimir personalidade, estar próximo do público. Alguns recursos como a psicologia das cores e um branding bem desenvolvido são uma boa base.

Usando a estratégia mobile você pode estimular o engajamento com campanhas nas redes sociais, criar aplicativos que entreguem uma experiência relevante e, principalmente, adaptar suas campanhas à persona do seu negócio.

Quais são os primeiros passos para aplicar essa técnica?

Veja nossas dicas para a implementação da sua estratégia:

  • planejamento: é importante definir objetivo, montar um cronograma e saber como suas campanhas serão monitoradas;
  • responsividade: otimize seu site para se adaptar aos diferentes formatos de tela;
  • adequação da marca: no celular principalmente, o seu público quer uma relação mais próxima. Por isso, é muito importante adequar o posicionamento da marca com esse meio;
  • adaptação do conteúdo: enquanto no computador a tela é maior, os dispositivos móveis necessitam de uma comunicação mais rápida e objetiva. Aposte em assuntos e títulos mais curtos e, sempre que possível, use o formato de vídeo que, ainda por cima, é mais replicável;
  • criatividade: existem muitas possibilidades legais para surpreender a sua audiência, aproveite esse ambiente inovador e seja original para atrair, engajar e se relacionar com seus prospects e clientes.

Agora que você já conferiu o que é mobile marketing, aproveite para destacar o seu negócio da concorrência. Outro recurso cada vez mais usado são os anúncios direcionados para os usuários de smartphones. Assim, fica ainda mais certa a segmentação das pessoas atingidas com a publicidade. Lembre-se também de que a experiência é essencial para se destacar com as estratégias mobile.

Recomendamos também a leitura do nosso artigo sobre a importância da página inicial de um site para a experiência do usuário. Assim, você otimiza o engajamento com o seu público!

Deixar uma resposta