O que você já deveria ter aprendido com as marcas mais valiosas do mundo?

Aprender com marcas valiosas

Você já se perguntou qual é o segredo das marcas mais valiosas do mundo para alcançar tantos bilhões de faturamento?

As empresas de grande porte como a Apple, o Google, a Coca-Cola, a Microsoft, a Samsung e várias outras que abrilhantam o ranking das mais bem-sucedidas, compartilham histórias recheadas de muito esforço, empenho e vontade de inovar.

Para que se inspire, trouxemos algumas das principais lições que podemos aprender com essas empresas, e que devem ser colocadas em prática urgentemente. Confira!

Conheça o tipo de cliente que está lidando

Se você só tem a preocupação de vender mais, porém não leva em consideração as necessidades do público-alvo, saiba que está tomando o caminho errado. As marcas mais valiosas do mundo se destacam no cenário em que atuam por valorizarem os clientes e saberem exatamente o que eles desejam consumir.

Tenha noção de quem está do outro lado da propaganda e suas expectativas em relação ao que a sua empresa oferece, por isso, realize pesquisas de mercado, estabeleça personas e filtre o máximo de informações. Quando você se esforça para proporcionar algo de útil aos seus clientes, a tendência é que adquira ótimos evangelizadores da marca.

Proporcione uma comunicação eficiente

Para crescer no mercado que atua, é necessário trabalhar o marketing e a comunicação de forma eficiente. Afinal, não há como apresentar as vantagens do seu produto ou serviço sem falar a linguagem do público. Atualmente, é absolutamente normal vermos as empresas construindo um bom relacionamento com o cliente por meio de conteúdo relevante.

Em qualquer etapa de uma campanha, é imprescindível ter uma comunicação sem ruídos, pois isso pode gerar equívocos e, consequentemente, uma queda na imagem da marca. Por isso, o ideal é estabelecer uma integração entre os canais online e offline para que o atendimento seja de excelência.

Tenha ousadia na medida certa

Se pegarmos o histórico das grandes empresas, você verá que os produtos ou serviços de sucesso foram desenvolvidos não apenas com criatividade e inovação, mas com uma pitada de ousadia também. No mundo dos negócios, é preciso pensar além do que os outros pensam e desenvolver estratégias que possam surpreender positivamente o público.

A Apple, por exemplo, não seria a mesma sem a genialidade e ousadia de Steve Jobs, que não tinha medo de dar o próximo passo e criar algo que rompesse a barreira da mesmice. Por isso, tenha em sua equipe pessoas que estejam comprometidas com a empresa e entendam os reais objetivos do negócio para conseguir os melhores resultados.

Entregue uma experiência de consumo

Compreenda que não basta apenas ter uma ideia brilhante se ela não for verdadeiramente útil para o seu cliente. Uma das grandes lições que podemos aprender com as marcas mais valiosas do mundo é a de proporcionar não só um produto ou serviço de qualidade, mas uma experiência de consumo.

O cliente deve enxergar na sua empresa não só a relação com o propósito da marca, e sim o prazer que ele tem em utilizar o que você vende. As empresas de sucesso usam e abusam de campanhas que mexem com o emocional do público e que, inclusive, otimizam o mix de marketing, a fim de alcançar as metas esperadas.

Faça boas parcerias

Por fim, mas tão importante quanto as demais lições, entenda que ninguém chega ao lugar mais alto do pódio sem a ajuda de outras pessoas. Com o propósito de potencializar as estratégias de vendas da empresa, torna-se fundamental contar com os stakeholders, ou seja, as partes interessadas no seu negócio.

Para tanto, é possível desenvolver alianças com empresas que tenham a ver com seu nicho de atuação. Isto é, uma indústria farmacêutica, por exemplo, pode firmar parcerias com hospitais, e ambos saírem ganhando. Além disso, a organização de grandes eventos traz excelentes oportunidades de agregar valor à marca.

Portanto, pondere cada tópico abordado e veja que podemos aprender muito com as marcas mais valiosas do mundo, visto que elas não chegaram lá à toa, mas com muito trabalho e boas táticas de engajamento.

Se você gostou do artigo e quer entender um pouco mais do assunto, aproveite a visita ao blog e veja o porquê e quando você deveria investir em reposicionamento de marca!

Deixar uma resposta