Brainstorming para a criação de um plano de ação

Brainstorming é um método criado nos Estados Unidos, pelo publicitário Alex Osborn, usado para explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos, principalmente nas áreas de relações humanas.

Durante uma sessão da “tempestade de ideias”, as opiniões apresentadas não devem ser criticadas, desprezadas e todos devem ter a chance de expor suas ideias para que possam chegar a um denominador comum em prol de um determinado projeto.

Com o objetivo de criar novas maneiras de enxergar problemas, de ter ideias de marketing, de definir causas e suas possíveis soluções e de explorar a criatividade dos participantes, o ideal é que, durante o processo, haja um roteiro mediado por um coordenador e seja feita uma divisão por etapas.

Desta forma, o plano de ação pode ser traçado através da metodologia 5W2H que consiste em se fazer algumas perguntas diante das ações pensadas para determinado problema, sendo elas: what (o que), why (por que), where (onde), who (quem), when (quando), how (como) e how much (quanto).

Também é possível utilizar esta metodologia para tomar uma decisão pessoal. Por exemplo, para quem deseja uma promoção, a pergunta a se fazer é: de que maneira posso ser promovido? O importante é não se policiar. Quanto mais ideias, mais chances de encontrar uma boa resposta.

Imagem: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio”>Negócio foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com</a>

Deixar uma resposta