Diversão e trabalho se unem na carreira de um designer de games

Quando se trata de games, os conceitos de diversão e trabalho podem até se misturar para quem não é da área, mas para os profissionais que atuam neste segmento o assunto é sério. O mercado de jogos digitais tem crescido continuamente nos últimos anos. Muitos games são lançados simultaneamente aqui no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Eles não são apenas um passatempo ou uma brincadeira, são também importantes ferramentas pedagógicas, usadas em escolas e em treinamentos empresariais.

A maior vantagem para quem seguir carreira em jogos é que essa área é capaz de envolver diversos tipos de profissões e cargos. E uma das mais importantes e famosas funções para trabalhar no setor é a do game designer. Os profissionais da área devem gostar de tecnologia e ter afinidade com linguagens de programação.

O designer de games cria e desenvolve jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets ou consoles de videogame. Ele pode desenhar personagens, cenários e situações, fazer o acabamento e a animação, incorporar funções de iluminação e de tratamento de superfícies em jogos de duas e três dimensões, criar vinhetas para o mercado publicitário usando técnicas como modelagem, animação e realidade virtual, entre outras tarefas.

As principais vagas estão em desenvolvedoras de jogos, que contratam o especialista para atuar na criação dos games, definindo roteiro, tema, gênero, número de fases e desafios. Mas é possível atuar em agências de publicidade, de produção de vídeo e cinema, de desenvolvimento de software, ou produtoras de sites para a internet.

O perfil do designer de game é o mais aberto possível, pois ele precisa saber trabalhar em equipe porque dificilmente vai desenvolver o jogo inteiro sozinho. A boa comunicação também é um requisito, já que ele vai coordenar todas as áreas de desenvolvimento do jogo. E, claro, ele precisa conhecer muitos tipos de jogos diferentes para se inspirar neles. É o tipo de carreira ideal para quem é criativo, gosta de jogar, mas também é estudioso e disciplinado.

Imagem – Referência: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/familia”>Família foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com</a>

Deixar uma resposta