Aplique a regra dos terços na fotografia e capte imagens mais interessantes

A nossa percepção de estética faz com que as áreas de design, arte e fotografia tenham muitas regras em comum. A regra dos terços é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. O fotógrafo olha pelo visor para o cenário que quer fotografar e divide-o, mentalmente, em três terços verticais e horizontais para obter um total de nove quadrados. Sobre um traçado imaginário de duas linhas horizontais e duas verticais, o fotógrafo compõe e enquadra os elementos mais atraentes a fotografar.

Em uma paisagem, alinhe a linha do horizonte na linha de baixo, se você quiser dar ênfase ao céu, ou na linha de cima, se você quiser dar ênfase ao restante da paisagem. Em uma fotografia de rosto, posicione os olhos na linha de cima ou em uma das intercessões entre as linhas guias. Se o plano for mais aberto, posicione o rosto da pessoa na linha de cima. O mesmo ocorre para fotos de várias pessoas, coloque seus rostos na linha horizontal superior.

Há estudos que mostram que as áreas de interesse dos nossos olhos ao observar uma imagem são justamente estes pontos, e não o centro, como a maioria pensa ser. A aplicação da regra dos terços não é mais do que evitar simplesmente centrar o elemento a fotografar, e posicioná-lo 1/3 acima do fundo e 1/3 à esquerda ou então 1/3 abaixo do topo e 1/3 à direita e assim sucessivamente. Ao final, observamos uma imagem mais natural e atrativa ao olhar.

Photo by malcolm garret from Pexels

Leave a Reply