Lettering x Tipografia

É muito comum as pessoas se referirem a lettering como tipografia, mas você deve sempre evitar isso quando se fala com um cliente.

Lettering pode ser definido facilmente como “a arte de desenhar letras”. Na maioria das vezes é desenhado à mão, com lápis, canetas, entre outros. Mas também pode ser trabalhado no computador. Lettering pode imitar a caligrafia, mas por ser feito a partir do desenho de formas compostas, não será uma caligrafia. É usado para criação de logotipos, pinturas de sinalização, pôsteres, frases para camisetas e vários outros trabalhos.

Tipografia é o estudo de como as letras interagem entre si em uma superfície, relacionado diretamente em como o tipo será definido. Esse trabalho envolve a seleção de tipos já existentes para criar novos designs. A escolha de fontes, cores e técnicas devem ajudar a definir o caráter e estilo da composição. Tudo com intenção de ajudar o leitor a ter uma visão mais ampla do conceito do projeto. O nível de integração com o conceito do design faz da tipografia umas das mais poderosas ferramentas no design.

Fontes: Des1gnon e Krisefe

Referências infográfico:

https://blog.tattoo2me.com/voc%C3%AA-sabe-o-que-%C3%A9-lettering-7234057dea63

https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/tipografia

https://www.infoescola.com/design-grafico/tipografia/

https://www.des1gnon.com/2014/05/entendendo-a-diferenca-entre-tipografia-e-lettering/

https://www.casabeta.com.br/diferenca-entre-a-caligrafia-e-lettering/

https://rockcontent.com/blog/tipografia/

Leave a Reply