Por que os nichos de atuação são tão importantes?

Uma empresa com um nicho de mercado mais específico tem muito mais facilidade em se destacar e agregar valor aos seus produtos. É preciso que ele sinta que sua empresa está falando diretamente com suas necessidades e essa é basicamente a ideia do marketing de nicho. Ao atender desejos e resolver problemas mais específicos, você encontrará um público que dá muito mais valor aos seus serviços. Quanto mais específica for a campanha, mais o consumidor se identifica.

Normalmente, a segmentação é feita de acordo com quatro principais características: geográfica (país, estado e cidade), demográfica (gênero, idade, religião, renda e grau de instrução), psicográfica (personalidade, estilo de vida e valores) e comportamental (hábitos de consumo).

Onde as pessoas erram:

– Acham que quanto maior o mercado, melhor

– Não conseguem entregar uma proposta única de valor

– Desconhecem seu público

Um nicho de mercado oferece melhores condições para alcançar consumidores fiéis, que preferem comprar de você. Essa é uma consequência natural do seu esforço enquanto empresa, já que consegue se concentrar melhor na qualidade e em nutrir relacionamentos. E como você tem uma oferta pensada especificamente em torno das necessidades desse cliente, acaba sendo visto como um verdadeiro parceiro e não como mais uma empresa tentando empurrar seus produtos.

Deixar uma resposta