Saiba a relevância do designer de embalagem que precisa conhecer o mercado, os concorrentes e o comportamento do consumidor

Muitas embalagens costumam mostrar imagens que devem criar uma identificação com o consumidor, refletindo seu estilo de vida e criando um maior desejo de compra. Todo esse processo é feito em conjunto com o cliente e guiado pelo designer de embalagens, que deve saber como olhar o mercado.

O designer de embalagens é um profissional com formação em design, seja ele gráfico ou de produtos, com especialização na criação e desenvolvimento de embalagens. Ele é responsável não só pela parte criativa do design, mas pela forma da própria embalagem, ergonomia, estética e estratégias.

É preciso, além de criar a arte, ajudar na definição da embalagem, seu material e processo de impressão. A definição da embalagem em si influencia a logística de produção, transporte e localização no PDV.

Todas as embalagens de produtos precisam de rótulos e informações. Essas informações devem conter ingredientes, validades, informações nutricionais para alimentos, modo de usar para cosméticos e produtos de limpeza, etc. Cada tipo de produto está dentro de uma certa categoria que é regulamentada por diferentes órgãos, seja ele Anvisa, Ministério da Agricultura, ou governos internacionais para produtos de exportação. O designer de embalagens precisa conhecer essas regras e saber como segui-las.

Fonte: Indústria design de embalagem

Deixar uma resposta